Política

Lula toma posse como presidente da República

Cerimônia aconteceu neste domingo (1º); pela terceira vez, Luiz Inácio Lula da Silva assume o Palácio do Planalto

Foto: reprodução/internet

Luiz Inácio Lula da Silva subiu a rampa do Palácio do Planalto após tomar posse como novo presidente da República perante o Congresso Nacional, em Brasília, neste domingo (1/1).

Lula chegou ao Palácio do Congresso Nacional após desfilar no tradicional Rolls-Royce presidencial, um automóvel de 1953. Ele dividiu o carro com a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, e com o vice-presidente Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin. A decisão de desfilar com Alckmin foi mais um gesto para reforçar a importância dessa aliança.

Já na sede do Poder Legislativo, o presidente assinou o termo de posse. Geraldo Alckmin também tomou posse como vice-presidente.

Estiveram presentes na cerimônia de posse lideranças políticas nacionais, como os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Chefes de Estado de vários países também estavam no plenário, como os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo, e da Argentina, Alberto Fernández.

O presidente subiu a rampa ladeado de oito representantes, como o cacique Raoni, importante liderança indígena, a catadora Aline Sousa, e o menino negro Francisco, de dez anos, que diz que também quer ser presidente um dia.

Ao lado deles, estava também Ivan Baron, representando os brasileiros portadores de deficiência. Ele sofreu paralisia cerebral quando era criança devido a uma meningite viral e se tornou referência na luta anticapacitista.

Após o grupo subir a rampa, a faixa passou de mão em mão e foi vestida em Lula.

O presidente então discursou, destacando o que o combate à desigualdade será a prioridade em seu terceiro mandato.

Por BBC News / editado

Da redação

NOSSOS CONTATOS