Líder Mendonça Filho entrega pedido de impeachment elaborado por Bicudo, Reali e Janaina Paschoal
O líder do Democratas na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), participou nesta quarta-feira da entrega de um novo pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff/PT. Líderes e deputados de partidos de oposição ao governo, além de Maria Lúcia Bicudo, filha do jurista Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, participaram da entrega da petição de 64 páginas ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
Além de Hélio Bicudo, o jurista Miguel Reale Júnior e a advogada Janaina Paschoal elaboraram o novo pedido de impeachment, que traz aditivos de pedidos anteriores, inclusive as “pedaladas fiscais” de 2014 – uma das ilegalidades que levou o Tribunal de Contas da União (TCU) a recomendar a rejeição das contas do ano passado do governo -, e as denúncias de que o governo Dilma Rousseff/PT continua “pedalando” em 2014, em desrespeito à lei.
A petição tem o apoio de 43 movimentos sociais e foi elaborada a partir de farta documentação coletada pelos autores. Os documentos que sustentam o pedido foram acomodados em três caixas volumosas. “Os argumentos são muitos sólidos”, disse Mendonça Filho.
Após a entrega, líderes da oposição reuniram-se com o presidente da Câmara para pedir que o novo pedido seja analisado por ele “no menor tempo possível”. Mendonça Filho reforçou pedido feito ontem, em discurso no plenário da Câmara, para que Eduardo Cunha acate as liminares do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendem as etapas definidas pelo presidente da Câmara para análise dos processos de impeachment. Assim, o processo tramitaria na Câmara com base na Constituição Federal, na Lei 1.079/50 e no artigo 218 do Regimento Interno da Câmara.
Assessoria.