Categorias: Política

Líder Mendonça Filho diz que decisão do TCU pela rejeição das contas de Dilma Rousseff é vitória das instituições democráticas

O líder do Democratas na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), afirmou que a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de pedir a rejeição das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff/PT é uma vitória das instituições democráticas. “Os ministros do TCU, numa atitude firme, reafirmaram a autonomia da instituição, consolidando a Democracia. O TCU foi claro: ninguém está acima da lei”, comemorou.

Mendonça Filho destacou que a decisão obedeceu a critérios técnicos incontestáveis, diante das inúmeras barbaridades feitas pelo governo nas contas públicas para ganhar a campanha de reeleição do ano passado. A rejeição das contas de um presidente é um fato histórico no país, por ser a primeira em 80 anos.

A recomendação do tribunal pela rejeição das contas de Dilma será encaminhada ao Congresso Nacional para julgamento. Caberá ao Legislativo acatar ou não a orientação do tribunal. Em votação, deputados e senadores vão decidir se o governo descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com as chamadas “pedaladas fiscais”.

As “pedaladas fiscais” consistem nos atrasos propositais do Tesouro Nacional no repasse de recursos aos bancos públicos, forçados pelo governo a usar recursos próprios para continuar pagando em dia programas sociais obrigatórios.

As pedaladas somaram pelo menos R$ 106 bilhões e ferem a LRF.  “Cumprir esta lei foi exatamente o que Dilma e sua equipe não fizeram: gastaram, manipularam os números e foram irresponsáveis”, afirmou o líder Mendonça Filho, defendendo a rejeição das contas de Dilma pelo Congresso.

 

Assessoria.

admin

NOSSOS CONTATOS