Categorias: Política

Líder do Democratas, Mendonça Filho, diz que Governo quer beneficiar bancos quebrados usando dinheiro do trabalhador

O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho, acusou o Governo Dilma/PT de querer usar dinheiro da poupança de longo prazo dos trabalhadores para beneficiar bancos quebrados.  “Usar o FGTS do trabalhador como garantia no crédito consignado é um desvirtuamento absurdo. A remuneração do FGTS é 4,5% ao ano. O trabalhador que recorrer a esse crédito, vai pagar juros absurdamente elevados de até 45% ao ano, valor 10 vezes maior que a remuneração do FGTS”, alertou Mendonça, destacando que vai trabalhar contra a proposta.

Com o aumento do desemprego, alguns bancos que enfrentam dificuldade financeiras procuraram o Governo para propor que o saldo do FGTS seja usado como garantia de pagamento. A ideia é que o trabalhador possa usar aquela multa de 40% sobre o saldo do FGTS que ele recebe quando é demitido sem justa causa e assim garantir que todas as prestações serão quitadas, mesmo se ele perder o emprego. “O PT, que se diz partidos dos trabalhadores, faz a política do Robin Hood às avessas. Quer tirar dinheiro dos trabalhadores para financiar bancos”, ironizou Mendonça.

O FGTS é uma garantia para o trabalhador quando perde o emprego ou se aposenta.  Hoje, o FGTS pode ser usado algumas situações: na compra de imóvel, reforma e para ajudar no tratamento de algumas doenças. Mendonça Filho alerta, ainda, que o desvirtuamento do uso dos recursos do FGTS compromete, também, setores fundamentais para o desenvolvimento do País e para melhoria da qualidade de vida da população como o saneamento, a habitação popular e a construção civil.

Assessoria.

admin

NOSSOS CONTATOS