Lei que regulamenta as cinquentinhas causa revolta entre motociclistas belo-jardinenses
por Maicon Platiny
Condutores das motos de cinquenta cilindradas, de Belo Jardim , desaprovaram a lei, que entrou em vigor nesta sexta-feira(31), que regulamenta as motocicletas. A lei exige que todas motocicletas cinquentinhas deverão sair das autorizadas já emplacadas e seus condutores devem portar (CNH) Carteira nacional de Habilitação tipo A mais certificado de Registro e licenciamento de Veículo (CRLV).
Pablo Farias que possui uma cinquentinha se mostrou surpreso, “ Se realmente for verdade, provavelmente irei vendê-la e comprar uma de maior porte. Não faz sentido continuar com uma moto cujo seu benefício era justamente a ausência de habilitação e IPVA”, afirmou. Naendra Oliveira, que também possui motocicleta de 50 cilindradas, compartilha do mesmo pensamento, “ Agora as cinquentinhas ficarão iguais as outras motos, melhor vender ou trocar por outra melhor”. Desabafou.
Em entrevista ao BJ1, na manhã de hoje, o presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, esclareceu que mesmo antes da lei o condutor da cinquentinha teria que ser habilitado, mas por não haver fiscalização, muitos compravam as motocicletas sem ter CNH.
Segundo Charles Ribeiro, as prefeituras serão responsáveis pelas fiscalizações no interior. Todos os portadores de motocicletas deverão usar capacete, portar habilitação tipo A e registro do veículo, algo que já era obrigatório, porém faltava fiscalização mais severa.
Para quem já porta motocicletas e não têm (CNH), o Detran irá estipular um prazo para os mesmos se adequarem as novas regras, prazo este ainda não previsto.