Jardim Digital, em parceria com o IFPE e Prefeitura de Belo Jardim, investe em sustentabilidade e inicia plantio de 200 mudas da caatinga no Parque Janelas para o Rio
O Festival de Inovação Jardim Digital, em parceria com o IFPE e a Prefeitura de Belo Jardim, iniciou nesta terça-feira (11/06), o plantio de 200 mudas nativas da caatinga no Parque Janelas para o Rio, antigo Parque do Bambu, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, dentro do projeto “Plantando Sustentabilidade”. As mudas das espécies Jenipapo e Cedro produzidas e doadas pelo projeto de extensão de arborização e reflorestamento com mudas nativas da caatinga do IFPE, foram entregues ontem, num evento com a presença do diretor do IFPE, Carlos Alberto, do professor Marconi Feliciano, da Comissão de Gestão Ambiental Campus Belo Jardim, da presidente da Fundação Samara D’arc, a coordenadora de mobilização do Jardim Digital, Rochelly Pinho e a paisagista Hortênsia Moura, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
“É uma grande honra para nós do IFPE Belo Jardim ajudar nesta ação reflorestamento da nossa cidade, especialmente a partir de plantas nativas do nosso bioma. Parcerias como esta reforçam o compromisso tanto da nossa instituição quanto das instituições parceiras, a Prefeitura Municipal e a Fundação Bitury, com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável da nossa região”, congratulou Carlos Alberto, diretor do IFPE Campus Belo Jardim.
O projeto Plantando Sustentabilidade foi criado na primeira edição do Jardim Digital. A parceria entre o IFPE, a Prefeitura de Belo Jardim e a Fundação Bitury para a doação e plantio das mudas foi formalizado em 2023. A doação das mudas e o plantio iniciou este ano obedecendo a critérios técnicos de manejo adequado das espécies doadas.
“O Jardim Digital surgiu para impulsionar o potencial disruptivo de Belo Jardim e do Agreste. E isso passa pelo compromisso com a sustentabilidade e com a preservação do meio ambiente”, afirmou Samara D’arc, presidente da Fundação Bitury, instituição realizadora do Festival de Inovação.
O plantio dessas 200 mudas nativas da caatinga nas margens, nas nascentes do rio e em outras localidades do município é uma contribuição do Jardim Digital para a preservação do meio ambiente, em especial do bioma nativo. A Caatinga é um dos ecossistemas mais ameaçados no Brasil e, em Pernambuco, tem merecido atenção especial do Governo do Estado, que anunciou 16 milhões para reflorestamento da Caatinga no Estado com plantio de 500 mil espécies. O Jenipapo é uma árvore frutífera nativa, com frutos usados na produção de sucos, doces e licores. Também possui propriedades medicinais e ajuda na proteção do solo e conservação da água. O Cedro é uma árvore de grande porte, valorizada por sua madeira resistente e durável, utilizada na marcenaria. É importante na recuperação ecológica, fornecendo sombra e habitat para a fauna.
“As ações de arborização e reflorestamento com mudas da caatinga são muito importantes, pois além de valorizar a nossa vegetação nativa contribuem para sua preservação e conservação”, reforçou o professor Marconi Feliciano, coordenador do projeto ambiental “Arborização e Reflorestamento com Mudas Nativas da Caatinga”, do IFPE Campus Belo Jardim.
Saiba mais – O Jardim Digital é um festival de tecnologia, inovação, negócios e marketing digital, que conecta educação e conhecimento com empreendedores, investidores e a população. A primeira edição aconteceu em novembro de 2023 no IFPE Campus Belo Jardim, com diversas atividades como palestras, painéis, oficinas, Hackathon ABDI, exposições de projetos, espaços de robótica e games. Este ano, o evento será nos dias 21 e 22 de novembro.