Categorias: Política

Integrantes do MST ocupam sede do Ministério da Fazenda no Recife

Do Jornal do Commercio

Integrantes do movimento promoveram quebradeira no Ministério da Fazenda
Foto: Guga Matos/JC Imagem

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ocuparam, na manhã desta segunda-feira (3), a sede do Ministério da Fazenda, na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife. O grupo protesta contra o corte de verbas para a reforma agrária e o ajuste fiscal, anunciados no fim de julho. Manifestação do MST acontece de modo simultâneo também em outros 24 Estados do país. A Avenida Alfredo Lisboa foi bloqueada e o trânsito ficou complicado.

A ocupação ocorreu por volta das 08h e, segundo a organização do movimento, ocorreu deforma pacífica. Os seguranças do local, porém, afirmam que os manifestantes, ao forçarem a entrada no prédio, quebraram as portas de vidro. O grupo só deve deixar o local após os manifestantes de Brasília se reunirem com representantes do governo.

No fim da manhã, com a chegada da polícia, o clima ficou tranquilo. A CTTU e a polícia militar permanecem no local. Os servidores do prédio do MTS foram liberados.

“Pedimos que o Governo se comprometa a assentar 50 mil famílias ao ano até o final do mandado de Dilma. A presidente prometeu o assentamento de 120 mil famílias, mas ainda não fez o primeiro”, explicou Cristiane Albuquerque, uma das coordenadores do MST em Pernambuco. Ela destacou ainda que o grupo é contra o Projeto de Lei da terceirização, o corte de verbas na saúde e educação e é a favor da democratização dos meios de comunicação. A negociação será feita em Brasília, onde também acontece manifestação do MST.

A gestão do governo Dilma afirma que 103 mil famílias foram assentadas, porém os representantes do movimento falam em 28 mil. Em Pernambuco, o grupo espera que 50 mil famílias sejam assentadas até o fim do mandato da presidente. No Estado, apenas 16 mil famílias estão assentadas enquanto 14 mil ainda acampam.

admin

NOSSOS CONTATOS