Grupo Moura

Instituto Conceição Moura promove mais uma edição do Residência Belo Jardim

O projeto de residências artísticas é voltado para o desenvolvimento do circuito de artes no município

Foto: ICM

Belo Jardim, na região Agreste de Pernambuco, estabelece mais uma vez, seu papel de protagonista no calendário artístico e cultural nordestino por meio de incentivos do Instituto Conceição Moura. O Instituto, com o patrocínio do Grupo Moura e Ministério do Turismo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realiza mais uma edição da Residência Belojardim, projeto voltado ao desenvolvimento do circuito de artes na cidade, entre setembro e dezembro de 2021. Com curadoria de Cristiana Tejo e Kiki Mazzucchelli, a residência já apresentou trabalhos de artistas como Marcelo Silveira (2017) e Carlos Mélo (2018).

O programa, estruturado a partir de uma experiência in loco no município de Belo Jardim é focado no envolvimento entre artistas e comunidade, na descentralização da arte contemporânea, além da ampliação do debate sociocultural, especialmente acerca dos significados e ressignificados do Nordeste e seu legado artístico.

Após um hiato de dois anos, a Residência volta em 2021 em formato digital devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia do COVID-19. A artista residente da edição é Camila Sposati realiza o projeto Corpos de Phonosophia. Desde 2015, Sposati vem desenvolvendo a série de trabalhos intitulada Phonosophia, composta por objetos confeccionados em argila cujas formas remetem simultaneamente a instrumentos musicais milenares (percussão, trompete, corneta) e aos órgãos internos do corpo humano ligados ao tato e à audição. As diferentes interações de Phonosophia no Brasil e no exterior incluíram experimentos de ativação sonora dessas esculturas/ instrumentos realizados por músicos convidados pela artista.

O foco de interesse do projeto é explorar a fundo a relação das peças criadas com os corpos-sujeitos que as criam, a fim de investigar seu potencial como mediadoras entre as diferentes subjetividades e o mundo. Durante o período da Residência, o desenvolvimento desses encontros poderá ser acompanhado por meio de publicações no site do projeto, bem como nas redes sociais da Residência Belojardim.

Além disso, a Residência contempla uma série de Programas Públicos online e abertos, com participação de profissionais de diferentes áreas convidados a discutir os distintos aspectos de Corpos de Phonosophia. Os Programas Públicos são voltados a pessoas que buscam aprofundamento em algumas das principais ideias mobilizadas no projeto de Camila Sposati.

A Residência oferece, ainda, um Programa Educativo que explora alguns dos conceitos fundamentais que atravessam a Residência Belojardim, voltado para professores do ensino fundamental e médio concebido e ministrado por Cristiana Tejo e Kiki Mazzucchelli.

Por Assessoria

Da redação

NOSSOS CONTATOS