
Com recorde de público na edição de 2025, a terceira edição do BJ Bots Cup, promovido pelo Instituto Conceição Moura na cidade de Belo Jardim, reuniu entusiastas da robótica, desde equipes de garagem até as vinculadas às escolas, institutos federais e universidades públicas e privadas para disputas emocionantes com robôs montados e programados por eles.
O evento ocorreu nos dias 8 e 9 de maio e recebeu mil e setecentos visitantes de cidades como Campina Grande, Maceió, Recife, Belo Jardim e Região. Mais de 100 participantes foram divididos em 25 equipes envolvidas nos combates de robótica, além de 46 voluntários que atuaram de forma direta no BJ Bots Cup.
Com as atividades realizadas no ginásio do IFPE – Campus Belo Jardim e nas arenas interativas, localizadas na área externa do Instituto Federal de Pernambuco, os competidores puderam participar de disputas oficiais abertas ao público e exposição competitiva de robôs artísticos.
“A BJ Bots Cup é mais que uma competição. Trata-se de uma experiência de aprendizagem que desperta o interesse pela ciência, pela robótica e pelo trabalho em equipe, incentivando a resolução de problemas, o pensamento estratégico e a criatividade de crianças e jovens. Ver os olhos deles brilhando ao apresentar seus robôs é a maior recompensa que poderíamos ter”, afirma a coordenadora executiva do Instituto Conceição Moura, Lorena Tenório.
O evento contou com disputas em diferentes modalidades, entre elas Sumô Hacker – batalha entre robôs autônomos em uma arena circular; Perseguidor de Linha – desafio de precisão e velocidade entre dois robôs autônomos; Art Bots – robôs nascidos da criatividade que interagem com o público; Cabo de Guerra – a consagrada disputa entre forças robóticas e as Arenas Interativas – como “Estoura Balão” e “Combate: categoria Cupim”, que envolveram o público visitante.
Nesta edição, o evento premiou as equipes Spectron Elite, primeira colocada na categoria Art Bots; Dragon Tronics Feminina, melhor colocada no Cabo de Guerra; Ardulindo, em primeiro lugar no Perseguidor de Linha; além da Spectron Girl, campeã do Sumô Hacker.
O evento é realizado em parceria com a Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e com o Campus Belo Jardim do IFPE, instituições reconhecidas pelo compromisso com o desenvolvimento educacional e tecnológico na região. O evento contou ainda com o apoio da Robocore, promotora de eventos de Robótica no país, da Treloso e do Cremosinho.
Por Assessoria