Belo Jardim

Instituto Conceição Moura promove acampamento cultural em Belo Jardim

Ação faz parte do Projeto Era uma vez, que está na sua 4ª edição

Divulgação

100 alunos do ensino fundamental de Pernambuco participam de vivências com povos indígenas e afrodescendentes, além de oficinas de audiovisual na ETE Edson Mororó Moura em Belo Jardim, no agreste do estado, até esta sexta-feira (12/07). A ação faz parte do projeto Era uma vez, que está em sua 4ª edição e tem o objetivo de dar oportunidades para estudantes da rede pública dos estados de São Paulo, Bahia e Pernambuco de fazer intercâmbio cultural em Lisboa, Portugal.

Os 100 alunos foram selecionados na primeira fase do projeto, que incluiu ainda a qualificação de professores de história e a realização de seis encontros de formação, que propôs novas abordagens no ensino da disciplina. Após isso, cada aluno teve que desenvolver um trabalho sobre cada um dos temas que serviu para selecionar os participantes para a segunda etapa do projeto, que acontece até sexta-feira (12/07) em Pernambuco e entre os dias 15 e 21 de julho no município de Lençóis Paulista, em São Paulo.

Nesta etapa, os estudantes ficam acampados e tem a oportunidade de interagir com os demais participantes por meio de linguagens artísticas, como oficinais de teatro, audiovisual, música e capoeira. O objetivo é construir de maneira coletiva filmes de curta-metragem com a temática “O povo brasileiro”. Os alunos que apresentarem um maior desenvolvimento ao longo da semana serão selecionados para a terceira etapa do projeto, que é o intercâmbio para Portugal.

“Muito além do Intercâmbio, que é uma viagem inesquecível, o projeto estimula os estudantes a compreender a história do Brasil e refletir sobre o cenário atual. O grande prêmio, na verdade, é a possibilidade dos alunos ampliarem a visão sobre os acontecimentos de hoje, baseado no olhar histórico”, destaca a presidente do Instituto Conceição Moura, Taciana Moura.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS