Destaque

Instagram exclui contas e remove seguidores de anônimos a famosos; entenda falha

Rede social afirma que bug afeta acesso, mas não menciona o que vem causando a suspensão de contas ou perda de seguidores

Foto: Reprodução/Internet

Usuários do Instagram relatam uma multiplicidade de problemas, como suspensão da conta, perda de seguidores e falta de acesso relacionados à rede social nesta segunda-feira (31). Os transtornos foram registrados em ao menos sete países: Brasil, Itália, Turquia, Tailândia, França, Chile e Japão.

Em nota, o Instagram, que pertence à Meta, empresa também dona do Facebook, confirmou que houve uma falha global em seus sistemas que está causando o problemas. “Sabemos que algumas pessoas, em diferentes partes do mundo, estão tendo dificuldades para acessar suas contas no Instagram. Estamos trabalhando para solucionar o problema o mais rápido possível”.

A empresa não confirmou quais contas estão sendo suspensas e nada explicou sobre a remoção de seguidores. Às 10h13 (horário de Brasília), quase 3 mil usuários eram afetados, de acordo com o site de rastreamento Downdetector. Apesar disso, a falha pode estar prejudicando um número muito maior de usuários.

“Não aguento mais ficar o Instagram que suspendeu minha conta do nada”, disse uma internauta. “O Instagram removeu muitos seguidores meus”, comentou outra pessoa. “É dia do Instagram escolher travessuras?”, comentou, em espanhol, uma usuária, fazendo alusão ao Dia das Bruxas, comemorado nesta segunda-feira ao redor do mundo.

Além disso, o problema afetou uma série de famosos: Juliette perdeu cerca de 400 mil seguidores. “O Instagram está deletando e suspendendo contas. Várias amigas minhas tiveram contas suspensas ou deletadas. E eu já perdi 400 mil seguidores. Não sei o que está acontecendo”, disse a cantora.

A influenciadora Virgínia também afirmou em suas redes que perdeu cerca de 200 mil seguidores de domingo (30) para hoje. “Bom dia para o Instagram que amanheceu bugado. Estava com 41,2 milhões de seguidores e amanheci com 40 milhões”, afirmou.

Entre outros casos, está também o de Gkay, empresária e influenciadora, que afirmou ter perdido cerca de 300 mil seguidores. “Eu tenho que fazer um curso de good vibes, e o Zuckerberg não deixa […]. Mas, enfim, vamos começar a semana e eu já comecei perdendo 300 mil seguidores com contas sendo excluídas”, afirmou.

As ações da Meta exibiam queda de cerca de 5% às 13h18 (horário de Brasília), em meio a um movimento mais generalizado de venda de papeis no mercado acionário norte-americano.

Por Agência Brasil 

Da redação

NOSSOS CONTATOS