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Honda Civic, um sedan que agrada a todos os públicos

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A versão EXL do Honda Civic é a que mais agrada o público atualmente, pois é a mais completa dentre as opções, com motor 2.0 aspirado flex de 156 cvs, no valor que chega aproximadamente R$ 108.000. Lançada em 2018, passou a incluir sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, item incluso até então somente na versão topo de linha, Touring, com motor 1.5 turbo à gasolina de até 174 cvs. Este item, é um dos pontos positivos desse sedã, que dispõe também de acionamento automático dos faróis, sensor de chuva, 6 airbags, central multimídia touchscreen e sistema de espelhamento para smartphones, ar-condicionado climatizado de duas zonas.

Apesar do preço “salgado”, toda configuração da versão EXL deixa a desejar pela sua ausência de retrovisor fotocromático, botão de partida do propulsor e chave presencial, itens encontrados em versões equivalentes de seus concorrentes diretos, como no Corolla e no Cruze, por exemplo. Assim como, o banco do motorista com ajustamento e teto solar poderiam ser oferecidos pelo menos como item opcional, mas são apenas itens exclusivos do Civic Touring.

Mesmo com esses pontos negativos, o Honda Civic consegue conquistar o consumidor por possuir uma ótima dirigibilidade, isso explica porque ele está entre os carros sedan baratos e mais procurados no Brasil. Além do seu banco confortável, que possui uma excelente ergonomia, fazendo o motorista ter uma sensação bem prazerosa ao dirigir, conciliada com o ótimo desempenho do motor 2.0 que oferece, o qual combina com a transmissão CVT de 7 marchas virtuais. Possui um rendimento satisfatório nas acelerações e retomadas de velocidade, o conjunto mecânico desenvolvido pela Honda satisfaz devido as ótimas médias no consumo de combustível. Ao ser abastecido a etanol, ele faz 7,3 km/l em ambiente urbano e 9,0 km/l em rodovias.

O Honda Civic dispõe de muita confortabilidade, e seu espaço interno também reforça os pontos positivos do modelo, o qual acomoda bem seus passageiros e tem um enorme porta-malas de 520 litros. Vale destacar também a suspensão multilink na parte traseira, um dos seus diferenciais em relação aos seus rivais diretos, além disso, o isolamento acústico da cabine é mais eficiente e dispõe de tecnologias inovadoras como o freio de estacionamento eletrônico brake hold, o qual permite o motorista tire o pé do freio durante as paradas, mesmo com a manopla do câmbio sinalizando o Drive.

Quando a linha 2020 do Honda Civic chegou ao Brasil, em 2019, trouxe consigo um novo integrante para a família Civic, o Honda Civic LX, o modelo mais barato do sedã. Hoje, ela é a única de todas as versões do modelo que possui um valor inferior a R$ 100 mil.  Do modelo LX para frente há os modelos cromados semelhantes aos das versões mais superiores: EX, EXL e a versão topo de linha,  Touring. Como é de costume nos veículos da Honda, não há identificação alguma sobre a versão na carroceria. O único Civic que dispõe a versão na lataria é o Touring, que exibe o “Turbo” na parte traseira.

As diferenças entre os modelos mais caros estão na parte interna. Assim como na versão Sport, o Civic LX possui bancos revestidos em tecido, mas isso está longe de ser uma desvantagem. O padrão usado é sofisticado e há uma faixa centralizada que deixa o visual do modelo mais esportivo. O freio eletromecânico é composto pela função brake hold, dando a possibilidade de tirar o pé do freio em semáforos, por exemplo. Ao sair, basta acelerar que o freio é desconectado. Além do ar-condicionado digital, mas a maior diferença está na central multimídia. Na versão LX a tela é de apenas 5” insensível ao toque, ou sejanão é touchscreen como nas demais versões. Também não é compatível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. Todos os outros modelos possuem monitor de 7″ touchscreen compatíveis com os dois aplicativos para smartphones.

A partida do propulsor é convencional, ou seja, não há botão de combustão, mas é diante a isso que o LX passa a agradar tanto quanto as outras versões, com exceção da Touring. O motor 2.0 flexível de até 156 cvs já não é das tecnologias mais recentes, porém ainda possui ótimo desempenho, isto é, unindo o bom funcionamento e ótima dirigibilidade ao volante. Já o câmbio automático CVT tira um pouco da emoção ao dirigir, mas nada que interfira no desempenho do carro, afinal suas acelerações e retomadas de velocidade são bastante agradáveis.

A versão LX. mesmo sendo a mais barata, possui como item de série o sistema de monitoramento de pressão dos pneus, câmera de ré, comando touchscreen em seus vidros elétricos, 6 airbags e sistema Isofix para cadeirinhas infantis, entre outros itens essenciais. No entanto, não há acendimento automático de faróis, chave presencial, acionamento automático dos limpadores de parabrisa e saídas de ar-condicionado para os bancos traseiros, itens ostentados apenas nas versões EXL e Touring, mas vale lembrar que essa versão do Civic sai por menos de R$ 100 mil.

Por fim, as versão EXL e LX do Honda Civic são as queridinhas, mesmo possuindo preços distintos, dispõem de itens de série e confortabilidade agradam a todos.

Da Redação

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