Homem morre sufocado em porta-malas de viatura da PRF após abordagem
Nessa quarta-feira (25), um homem de 38 anos morreu após ser detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e exposto a um gás dentro do porta-malas de uma viatura.
A abordagem dos dois policiais foi flagrada em vídeo por moradores da cidade de Umbaúba, no litoral sul de Sergipe.
Nas imagens, o homem é visto sendo rendido e depois colocado no chão. Em seguida, ele foi colocado dentro do porta-malas da viatura. Um dos policiais pode ser visto, então, jogando um gás dentro do porta-malas enquanto o outro mantém a tampa do espaço fechada.
Identificado como Genivaldo de Jesus Santos, o homem teve a morte confirmada pelo hospital do município.
Em entrevista ao G1, o sobrinho da vítima, Wallyson de Jesus, conta que viu toda a ação. “Informei aos agentes que o meu tio tinha transtorno mental. Eles pediram para que ele levantasse as mãos e encontraram no bolso dele cartelas de medicamentos”, relatou.
Segundo Wallyson, Genivaldo teria ficado nervoso e que, mesmo tentando dialogar com os agentes, os policiais fizeram uso de spray de pimenta.
Veja o vídeo:
“Eles jogaram um tipo de gás dentro da mala, foram para delegacia, mas meu tio estava desacordado”, lamentou Wallyson. Ele diz ainda que os policiais levaram seu tio para o hospital, “mas já era tarde”.
A família registrou um boletim de ocorrência e o caso agora é investigado pela Polícia Civil de Sergipe, que está coletando depoimentos.
PRF SE PRONUNCIA
A Polícia Rodoviária Federal também abriu um procedimento disciplinar para analisar a conduta dos policiais.
Por NE10 Interior / Parceiro do Portal BJ1 Notícias