Belo Jardim

Há seis anos, matadouro de Belo Jardim explodiu durante gestão João Mendonça Jatobá

or muito tempo os abates de animais precisaram ser transferidos para outros dois abatedouros

Reprodução

O governo do ex-prefeito cassado e condenado, João Mendonça Jatobá (sem partido), foi responsável pela explosão do Matadouro Público Municipal em 2014. Nessa quinta-feira (16), a tragédia completa seis anos e até hoje as causas da explosão não foram investigadas e apresentadas para a população.

A inércia do governo João à época chegou a ser motivo de pedido de investigação ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em dezembro de 2015, mais de um ano após a explosão, nenhum inquérito sequer foi aberto para apurar as causas do acidente.

O abate de animais que era realizado no matadouro precisou ser transferido para outros dois abatedouros públicos da região por mais de três anos. Os abates foram alvos de denúncia por conta da precariedade que eram feitos, pondo em risco a saúde da população e dos trabalhadores.

João prometeu reformar o matadouro e entregar a população, porém, até ser retirado da prefeitura pela justiça por diversas irregularidades em maio de 2017, ele não havia colocado o matadouro para funcionar.

Agora, em época pré-eleitoral, João que está com seus direitos políticos cassados apresenta a esposa, Isabelle como pré-candidata à prefeitura de Belo Jardim. João, que foi condenado há 37 anos de cadeia, aguarda decisão da justiça sobre prisão.

A explosão do matadouro não deixou feridos, mas diversos animais que ficavam dentro e no entorno do prédio morreram.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS