Categorias: Regional

Guilherme Uchôa volta atrás e retira ação de censura prévia

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa (PDT), decidiu retirar o processo de censura prévia contra três veículos de comunicação do Estado. A decisão foi tomada após a repercussão extremamente negativa de sua ação judicial para impedir a citação de seu nome pelos três veículos da imprensa no noticiário relacionado ao suposto tráfico de influência em um processo de adoção no Grande Recife.

Em pronunciamento na sessão plenária nessa quarta-feira (4), o parlamentar atribuiu a ação a uma iniciativa “unilateral” do seu advogado.

Na noite do último sábado (31), um oficial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) entregou aos veículos de comunicação uma decisão do juiz plantonista Sebastião de Siqueira Sousa que proibia os jornais de citar o nome do parlamentar.

A ação foi repudiada por órgãos como a Ordem dos Advogados do Brasil secção Pernambuco (OAB-PE) e o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope). O caso foi publicado em jornais nacionais, como a Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Valor Econômico e o portal UOL.

 

A juíza titular da Vara, Andréa Calado Cruz está sendo investigada por conceder irregularmente a guarda provisória da criança a um casal que mora nos Estados Unidos. 

Com informações da Folha de Pernambuco

Leia também

Guilherme Uchoa aciona justiça para censurar jornais

Promotora vê indícios de tráfico de influência

 

 

admin

NOSSOS CONTATOS