Destaque

Gilvandro Estrela se reúne com Mendonça Filho e especialistas para mudar a educação de Belo Jardim

De acordo com o prefeito eleito, a educação será prioridade em seu governo

Com o objetivo de discutir a implantação de políticas públicas estruturantes que possam transformar a educação de Belo Jardim, o prefeito eleito Gilvandro Estrela (DEM) esteve reunido com o ex-ministro da educação, Mendonça Filho; o presidente do Instituto de Qualidade no Ensino (IQE), Marcos Magalhães; a diretora de execução do IQE, Iran de Fátima Freitas; o coordenador de Projetos do IQE, Thiago Galvão; a vice presidente do Instituto Conceição Moura (ICM), Taciana Moura e as futuras secretárias municipais de Educação e Governo, Marta Medeiros e Joedna Souza, respectivamente.

O encontro aconteceu, nessa terça-feira (22), na sede do IQE e contou ainda com a participação de Thereza Paes Barreto, Diretora Pedagógica do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Segundo o prefeito eleito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, a busca por melhoria para a educação da cidade será intensa e constante durante toda a gestão e os parceiros serão muito bem recebidos. “Como educador, meu compromisso é fazer uma Educação diferenciada em Belo Jardim, trazendo para crianças e jovens possibilidades de sonharem com um futuro melhor”, relatou Gilvandro.

Este será um grande desafio para o novo prefeito e para pasta da educação, tendo em vista que, Belo Jardim, embora obtenha o 2º maior PIB do agreste pernambucano, nunca atingiu as metas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos anos iniciais do ensino fundamental e nos anos finais. De acordo com a futura secretária de educação, Marta Medeiros, nos últimos anos também, fica abaixo da média.

“O propósito desse encontro contou com uma reflexão importante: a evidente falta de políticas públicas para elevar o nível de alfabetização, de proficiência em Língua portuguesa e Matemática, como também, conter o fluxo (abandono e reprovação). Estamos abertos a um grande projeto para Educação, em parceria com o Instituto Conceição Moura para implementar escolas em tempo integral objetivando possibilidades de pertencimento aos nossos alunos e professores através de uma Educação pública, onde o aluno é o centro do processo ensino aprendizagem, dando -lhes possibilidades de serem protagonista na escola”, detalhou Marta Medeiros.

Para isso, Gilvandro deverá investir em educação em tempo integral, garantir acesso à educação infantil, com alfabetização de qualidade e, desta forma, melhorar os índices do IDEB. De acordo com o ex-ministro da educação, o encontro foi um passo importante para tratar sobre o futuro da educação de Belo Jardim. “Um orgulho poder contribuir com ideias para garantir o avanço educacional da cidade da minha querida Belo Jardim”, garantiu Mendonça Filho.

O IQE é uma associação de caráter educacional e de assistência social, sem fins econômicos e tem como missão promover e desenvolver projetos educacionais que objetivam a inclusão social através da transformação na sala de aula, que abrange desde a reestruturação das ferramentas de gestão e capacitação do corpo diretivo da instituição e profissionais da Secretaria de Educação, até avaliação dos alunos, passando, principalmente, pela requalificação e acompanhamento dos professores.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS