Belo Jardim

Gilvandro Estrela inaugura novo polo cultural de Belo Jardim na Estação

Vagões vão abrigar a exposição da Fundarpe sobre o patrimônio ferroviário de Pernambuco

Foto: Ascom/PMBJ

O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (União Brasil), através da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo da Prefeitura de Belo Jardim, vai inaugurar o Calçadão Cultural Ivanildo Ridomarques de Souza, na próxima sexta-feira (31), às 20h. O local é composto pela sede da secretaria de Cultura, o Memorial da Estação Cultura Nelson Ramalho e os vagões ferroviários.

A solenidade contará com feira de artesanato, apresentações culturais e a abertura da exposição “Pare, olhe, escute: Os caminhos do patrimônio ferroviário de Pernambuco”, que ficará exposta no interior dos vagões. O deputado federal e ex-ministro Mendonça Filho e o presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), José Marques, estarão no evento e serão homenageados, uma vez que foi por meio deles que Belo Jardim recebeu a doação dos vagões ferroviários.

A exposição é da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e busca apresentar um pouco da história do transporte sobre trilhos que modificou paisagens e vidas no Estado, ampliando o acesso de pessoas e mercadorias no trânsito em diferentes rotas entre o litoral e o sertão.

A Secretaria de Cultura vem trabalhando para restaurar o complexo cultural da antiga estação ferroviária. Para isso, o local passou por reformas e restaurações; os vagões ferroviários estão sendo pintados, um novo calçadão foi construído e também um palco para apresentações musicais. Além disso, os prédios da secretaria e do memorial também foram reformados.

Programação do evento de inauguração:

17h – Início da feira de artesanato e gastronomia (em frente à loja Irmãos Valença);

19h – Apresentação musical;

20h – Solenidade de inauguração com homenagem ao deputado Federal e ex-ministo Mendonça Filho e a José Marques, presidente da CBTU;

Em seguida, abertura da exposição “Pare, olhe e escute: Os caminhos do patrimônio ferroviário de Pernambuco” dentro dos vagões de trem;

21h – Joadson e Forró Sela de Aço.

Por Assessoria

Da redação

NOSSOS CONTATOS