Categorias: Belo Jardim

Gilvandro Estrela é o favorito para ser reeleito presidente de câmara e pode assumir prefeitura em janeiro

Da Redação BJ1-Maicon Platiny

Gilvandro Estrela (PV). Foto: Reprodução/ Internet

Belo Jardim no Agreste de Pernambuco, está entre os nove municípios do Estado que não possuem prefeito eleito e cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília, decidir qual futuro da gestão municipal. Se o TSE mantiver a impugnação de João Mendonça Bezerra Jatobá (PSB), Belo Jardim deverá ter novas eleições, como está previsto na Lei 13 165/2015 que alterou o artigo 224, § 3 º da Lei 4737/65 que dava a opção de que o segundo lugar assumiria.

 

João foi condenado por improbidade administrativa pelo STJ, e teve suas contas dos anos de 2002 e 2005 rejeitadas pela Câmara de Vereadores.

 

O prazo para que todos os casos sejam julgados é até o dia 19 de dezembro, data em que os prefeitos eleitos são diplomados.

 

Caso seja mantida a impugnação da candidatura de João, Belo Jardim não terá prefeito eleito diplomado, e a partir do dia 01 de janeiro de 2017, o presidente da Câmara de Vereadores, eleito por seus pares, assumirá a prefeitura do município e convocará novas eleições em um prazo ainda a ser definido.

 

Eleições na Câmara de Vereadores

Pelo menos três nomes são colocados como favoritos para a disputa, o do ex-secretário de cultura, Nilton Senhorinho (PSB), o do vereador reeleito para o sexto mandato, Euno Andrade (PSDB), e o do atual presidente do legislativo, Gilvandro Estrela (PV).

 

Nilton por sua vez, tem o apoio incondicional de João Mendonça, comenta-se que João fará das tripas coração para o eleger presidente e garantir que assim ficará no comando da prefeitura caso perca no TSE.

 

Euno Andrade, também da atual base governista, corre por fora e tem o apoio do seu colega de partido, Wilsinho, que segundo informações, já declarou sua preferência por ele, fazendo assim um racha dentro da aliança governista. Informações de dentro do partido, dão conta de que João não confia em Euno Andrede e muito menos em Wilsinho, ambos foram seus adversários nas eleições de 2012.

 

Gilvandro Estrela, atual presidente da Câmara e franco favorito para reeleição, já começou a articular com os vereadores aliados e segundo informações, todos se mostraram favoráveis a sua candidatura. Algo que será fundamental para rua reeleição, será o apoio conquistado de dois vereadores reeleitos por partidos adversários, é o caso de Tenente e Dr. Silvano, ambos do (PTB).

 

A primeira sessão ordinária da câmara será comandada pelo vereador eleito, Pitomba da Lotação (DEM), que obteve 1.908 votos o tornando o mais bem votado. Pitomba deverá convocar as eleições para presidente do legislativo, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário.

admin

NOSSOS CONTATOS