Categorias: Belo Jardim

Gilvandro Estrela anuncia secretáriado e diz como encontrou prefeitura

Da Redação BJ1- Maicon Platiny

⁠⁠

(Foto: Ascom PMBJ).

Durante entrevista concedida nesta quinta-feira (25), ao programa Paredão do Povo, da Rádio Bitury, de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, o prefeito interino do município, Gilvandro Estrela (PV), anunciou oficialmente o secretariado, esclareceu a situação em que recebeu a prefeitura e fez um balanço do andamento das obras que estavam paralisadas e serão retomadas ainda esta semana.
Para a Procuradoria Geral do Município foi nomeado Uriel Filho, como Secretário de Governo, Antônio Carlos; na Controladoria, Nanci Alves Barboza; Gestão Pública, Felipe Vieira; Secretaria de Saúde, Luciana Maria Aciole; Secretaria de Educação e Tecnologia, Luciene Gomes; Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, Rosimere Guimarães; Secretaria de Obras, Joedna Souza; Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Rafael Lopes; Secretaria de Juventude e Trabalho, Neto Andrade; Instituto de Previdência (Belo Jardim-PREV) Pascoal Carrazonni e na Autarquia Educacional de Belo Jardim, Carmen Peixoto.
De acordo com o Gilvandro Estrela, a gestão anterior descumpriu a recomendação do Ministério Público e não realizou a transição de governo. As secretarias foram abandonadas pelos chefes das pastas, todos os computadores tiveram documentos apagados e senhas de acessos de sistemas estão sendo negadas. Há denúncias graves de demissões de médicos para gerar danos à população e até de sumiços de carros da prefeitura.

 

(Foto: Ascom PMBJ).

Em visita ao Ministério Público nessa quarta-feira (24), o prefeito Gilvandro Estrela apresentou a situação em que foi encontrado o município por meio de fotos e documentos. O MPPE garantiu que irá instaurar uma auditória especial para apurar o caso. Ainda assim, a nova gestão vai instaurar auditoria interna nos setores da assistência social, saúde, autarquia, Belo Jardim Previ e prefeitura, como um todo.
Para se ter uma ideia, na pasta de Ação e Desenvolvimento Social foi constatado que estão atrasados os aluguéis da Casa de Apoio no Recife, CREAS e Casa dos Conselhos, que inclui o Conselho Tutelar. Inclusive, o atraso do auxílio aos moradores que foram atingidos pela enchente já contabiliza três meses. São 54 famílias à beira do despejo. Somente na secretária de Ação Social, os débitos entre alugueis e fornecedores atrasados somam R$ 44. 591,55.
Ainda de acordo com Gilvandro Estrela, quatro obras que estão paralisadas serão retomadas ainda esta semana. O Matadouro Público que teve suas obras estagnadas há cerca de dois meses está em fase de conclusão. A empresa responsável pela obra a pedido da secretária, Joedna Souza, garantiu que os trabalhos serão retomados e o matadouro será entregue no prazo de 15 dias.
A Quadra Poliesportiva do distrito de Serra dos Ventos está com as obras paralisadas desde agosto de 2016. Gilvandro Estrela garantiu que todos os procedimentos estão realizados para que as obras sejam retomadas.
Outro abandono do governo cassado foi em relação às obras da Creche do Bom Conselho e o início das obras da Creche do Santo Antônio. Isso aconteceu pois, a prefeitura acumulou um débito de mais de R$ 100 mil junto à empresa que realizou a construção da Policlínica do Santo Antônio, que seria a mesma das creches.
Já as obras da Praça de Eventos que estão paralisadas há muito tempo serão retomadas ainda este mês, de acordo com Gilvandro Estrela.
Na área da saúde, a gestão anterior entregou o Hospital Júlio Alves de Lira com 11 médicos, quando a capacidade ideal é era de 21. “Hoje conseguimos com o esforço e a dedicação da nossa equipe chefiada por Pedro Marinho, diretor do Hospital, completar os 21 médicos, com especialidades entre clínica geral e pediatria, e em 10 dias o bloco cirúrgico estará funcionando”, concluiu.
A população participou da entrevista por meio das redes sociais e, na ocasião, Gilvandro Estrela desmentiu diversos boatos lançados em seu nome. Alguns deles relacionados a suspensão de serviços que jamais aconteceram. Ele fez questão de garantir que o pagamento de todos os contratados da prefeitura será feito em dia, bem como garantiu a circulação dos ônibus escolares e a volta de ambulâncias que estão paradas por falta de manutenção.
O prefeito finalizou solicitando a compreensão e o apoio de toda a população de Belo Jardim para que tudo entre em ordem o mais rápido possível e que todos os serviços básicos e de Direito voltem a funcionar.

admin

NOSSOS CONTATOS