Gilvandro assina ordem de serviços para construção de escola, quadra poliesportiva e praça no Bairro Viana & Moura da BR
Os moradores do Bairro Viana & Moura da Br comemoraram a assinatura da ordem de serviço de uma escola, uma praça e uma quadra poliesportiva. O ato encerrou com chave de ouro as comemorações dos 93 anos de emancipação política do município de Belo Jardim, comemorada neste sábado(11/09).
“Os moradores dedicidiram democraticamente o destino que iríamos dar a esse terreno que estava abandonado. Se Deus quiser, no próximo dia 20 de dezembro, antes do Natal, estaremos entregando esse presente aos moradores”, afirmou o prefeito Gilvandro Estrela.
Mais de R$ 3 milhões de Reais, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), e da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), serão investidos na obras. A escola vai atender cerca de 500 alunos do Viana &Moura e de bairros adjacentes como Frei Damião, Bela Vista, Planalto, entre outras localidades no entorno da Br-232.
“Comemoramos o marco do início dessa obra que vai atender a uma comunidade importante em Belo Jardim. O Viana & Moura da Br é um bairro carente de investimento, infelizmente, abandonado pelas gestões anteriores. Gilvandro está no caminho certo e conta com o meu apoio. Em breve vamos novamente à Brasília, em busca de recursos do FNDE para fortalecer ainda mais a educação em Belo Jardim”, antecipou o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho.
A professora e moradora do bairro, Fábia Maria, falou a nossa reportagem sobre a alegria da comunidade em receber a primeira escola.”Tenho uma filha de cinco anos de idade, e se Deus quiser, quando essa escola ficar pronta, ela vai estudar na porta de casa. É muito perigoso ter que atravessar a pista para levá-la à escola. Ficamos muito felizes com essa obra”, agradeceu.
O evento contou com a participação do vice-prefeito Dr. Maneco, da primeira-dama Márcia Feitosa, do líder comunitário Ronaldo, colaboradores e secretários municipais.
A secretária de Educação e Tecnologia, Carmem Peixoto, detalhou a construção da unidade escolar e da quadra poliesportiva a redação do portal BJ1 Notícias. “Essa semana as máquinas já iniciaram a terraplanagem do local. A escola contará com 12 salas de aula, biblioteca, sala de informática, entre outros ambientes físicos. A quadra pertence à construção da escola, no entanto, terá um acesso exclusivo para a comunidade”, revelou.
De acordo com a Secretaria de Educação, inicialmente, a escola municipal não atuará em tempo integral. A unidade irá atender todos os segmentos de ensino, do pré-escolar ao 9° ano do ensino fundamental II, além da Educação para Jovens e Adultos (EJA), destinada ao público que não concluiu ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada.
A Praça contará com espaço de convivência, brinquedos infantis, concha acústica e academia das cidades.
Homenagem – No evento, o prefeito Gilvandro Estrela anunciou que a Escola Municipal receberá o nome da professora Maria Antonieta Gomes Barbosa.