Galo Gigante da Paz fará referência aos povos indígenas e ao artesanato pernambucano
Já é simbólico o início oficial do Carnaval do Recife ser marcado pela instalação do Galo Gigante. A escultura todo ano se renova e em 2024, com 28m de altura e quase 8 T, será firmada, mais uma vez, na ponte Duarte Coelho, área central da cidade. Com o tema Galo Gigante da Paz, o conceito faz referência a personalidades que se dedicaram à harmonia entre os povos. Para reforçar a mensagem, a cor predominante da alegoria será branca, as asas recebem uma tatuagem do símbolo da paz e a cauda terá a palavra escrita em 16 idiomas.
O galo irá vestir também um manto sagrado Tupinambá, feito de 1000 “penas” sintéticas produzidas a mão, e seu corpo será estampado com uma reprodução da renda renascença, arte têxtil símbolo da cidade de Pesqueira, no agreste de Pernambuco. Suas pernas serão adornadas com franjas de macramê produzidas por artesãs de Caraibeiras, terra do povo Pankararu. Na cabeça, o galo é coroado com uma crista black power grisalha, em homenagem aos foliões idosos.
A escultura, que sinaliza também o caminho para o maior bloco de carnaval de rua do mundo, o Galo da Madrugada, é assinada pelo artista plástico pernambucano Leopoldo Nóbrega, que desde 2018 assina a escultura gigante. Ele comenta sobre a arte desenvolvida para este carnaval:
Outra curiosidade do galo gigante deste ano é sua composição: feito de mais de 90% de material fruto de descarte, contando com reaproveitamento de resíduos tecnológicos, como CDs. O Galo Gigante da Paz será inaugurado no dia 7 de fevereiro, um dia antes do carnaval do Recife começar.
Ouça matéria completa da repórter Taynã Olimpia, com sonorização de Lucas Barbosa.
Por CBN Recife