Fundação Bitury, Sebrae e Prefeitura de Belo Jardim capacitam artesãos sobre formalização e MEI
A Fundação Bitury, em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, promoveu uma palestra com o tema: “Eu sou Artesão”, direcionada a artesãos locais que desejam participar de festivais e outras iniciativas culturais no município, para orientá-los sobre a formalização, Carteira Nacional do Artesão e o Microempreendedor Individual (MEI). A palestra aconteceu no Centro de Artesanato Tareco e Mariola, nesta terça-feira (21).
Durante a palestra, a ministrante, Laura Cruz, consultora do Sebrae, enfatizou a importância da formalização para os artesãos, destacando os benefícios e obrigações do MEI. “A formalização é o primeiro passo: você se organiza e tem a oportunidade, enquanto MEI, de participar de licitações com órgãos públicos, negociar de forma diferenciada com o banco, e ter uma imagem mais profissional perante o cliente”.
A artesã Lia de Xucuru, especializada em bebidas artesanais, expressou sua satisfação com o encontro. “Essas palestras são muito importantes. Já participei de várias do Sebrae e sempre aprendo algo novo. É bom para quem está começando e para quem já é MEI entender como funciona a empresa. Espero que continuem acontecendo”.
Samara D’arc, presidente da Fundação Bitury, ressaltou a relevância da capacitação dos artesãos para fortalecer o setor em Belo Jardim e região, anunciando que outras palestras, como a de precificação, deverão ser realizadas em julho para complementar o processo de capacitação. “A capacitação dos nossos artesãos é essencial para fortalecer o Arte em Serra do Vento e os artesãos de Belo Jardim e região”, destacou.