Farmácia Popular amplia distribuição de 41 itens gratuitos, incluindo fraldas geriátricas e medicamentos para diabetes

Foto: Reprodução/Internet
O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (13), a ampliação da distribuição de itens e medicamentos gratuitos por meio do programa Farmácia Popular. Com a inclusão de dois novos produtos, o total de insumos gratuitos chega a 41. O programa, que anteriormente oferecia 39 itens de forma gratuita, agora disponibiliza mais opções para a população.
Entre os novos itens, destacam-se:
- Dapagliflozina: medicamento utilizado no tratamento de diabetes, especialmente para pacientes com doenças cardiovasculares, ajudando na eliminação de glicose e sódio em excesso.
- Fraldas geriátricas: distribuídas de forma gratuita para pessoas com 60 anos ou mais, ou para aquelas com necessidades especiais.
Anteriormente, era necessário pagar uma coparticipação para obter esses produtos com desconto.
“Com essa ampliação, estamos atendendo mais de 1 milhão de pessoas a cada ano, que antes precisavam pagar coparticipação para obter as fraldas geriátricas e a dapagliflozina. Nos últimos dois anos, aumentamos em 20% o número de beneficiados e incluímos novos itens, como absorventes e anticoncepcionais”, disse Nísia Trindade, ministra da Saúde, em sua rede social.
Além dos novos produtos, o programa também passa a contar com a adesão de 758 novos municípios, ampliando a rede de farmácias credenciadas e, consequentemente, o alcance do programa. Hoje, a Farmácia Popular está presente em 4.812 cidades, abrangendo 86% dos municípios brasileiros.
Medicações Gratuitas Disponíveis
Desde sua criação em 2004, a Farmácia Popular já atendeu mais de 24 milhões de pessoas, com um aumento de 20% no número de beneficiados em relação ao ano de 2022. Abaixo, confira a lista dos medicamentos disponibilizados pelo programa:
- Asma: brometo de ipratrópio, dipropionato de beclometasona, salbutamol
- Diabetes: metformina, glibenclamida, dapagliflozina
- Hipertensão: atenolol, captopril, losartana, espironolactona
- Anticoncepcionais: medroxiprogesterona, etinilestradiol + levonorgestrel, noretisterona
- Osteoporose: alendronato de sódio
- Dislipidemia: sinvastatina
- Doença de Parkinson: carbidopa + levodopa, benserazida + levodopa
- Glaucoma: timolol
- Rinite: budesonida, beclometasona
- Itens de higiene: fraldas geriátricas, absorventes menstruais