Comércio

Exigência do passaporte vacinal para acesso a bares, restaurante e lanchonetes não funciona efetivamente em Belo Jardim

Decisão do governador Paulo Câmara tem como objetivo conter o avanço da Covid-19 e da gripe

 

Imagem: Internet

A nova etapa do Plano de Convivência com a Covid-19, arbitrada pelo Governo de Pernambuco, que determina a apresentação do passaporte vacinal para acesso a bares, restaurantes e lanchonetes, começou a vigorar na sexta-feira (14) e vale até o dia 31 de janeiro, para tentar frear o avanço dos casos de Covid-19 e da gripe no Estado.

Com a nova medida, pessoas com até 54 anos de idade, devem apresentar o comprovante vacinal com as duas doses da vacina ou da dose única para aqueles que foram vacinados com a Janssen. Já para quem tem mais de 55 anos, devem comprovar que foi imunizado com a dose de reforço.

Nessa terça-feira (18), a redação do portal BJ1 esteve em dois estabelecimentos localizados no centro da cidade e no bairro do São Pedro, e comprovou, que as medidas impostas pelo Governo de Pernambuco, de exigir o passaporte vacinal, não funcionam efetivamente no município. Em ambos os locais [do segmento de lanchonete], nenhum funcionário solicitou a apresentação do documento. A nossa equipe também flagrou pessoas no interior dos estabelecimentos sem o uso da máscara de proteção.

“Achamos que os donos de restaurantes não têm obrigação de fazer essa fiscalização, é constrangedor e desnecessário! O restaurante não pode fazer o serviço do governo, pois não somos órgão fiscalizador”, assinalou a dona de um restaurante de Belo Jardim, alertando que os clientes podem se sentir constrangidos com a abordagem e não retornarem ao restaurante.

Na última semana, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE), solicitou através de ofício ao Governo de Pernambuco a realização de fiscalização educativa do passaporte vacinal nos bares e restaurantes, sob a afirmação de que tal medida [de colocar a fiscalização sob a responsabilidade dos funcionários e proprietários dos estabelecimentos], os coloca na posição de se indispor com os clientes.

Em enquete realizada na última semana no Instagram do Portal BJ1 Notícias, de um total de 281 internautas que interagiram respondendo à pergunta: O que você acha da nova medida que exige cartão de vacinação nos bares e restaurantes? 231 opinaram dizendo considerar a medida como ‘boa’.

Da redação

NOSSOS CONTATOS