Ex-ministro Mendonça Filho visita obras no IFPE e participa de debate sobre o novo Campus da UFRPE de Belo Jardim

A previsão é que as obras do novo bloco de informática sejam entregues no segundo semestre enquanto a ufrpe deve começar a funcionar no primeiro semestre de 2020

Reportagem/BJ1

O ex-Ministro da Educação e responsável por trazer um campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para Belo Jardim, agreste de Pernambuco, Mendonça Filho esteve na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) na tarde desta sexta-feira (17/05), juntamente com o diretor do núcleo de Engenharia, Meio ambiente e Manutenção da UFRPE e responsável pelo projeto do campus definitivo da unidade no município, para participar de uma reunião com entidades e empresários da região. A intenção do encontro foi apresentar todas as etapas da implantação da unidade no município e tirar as dúvidas existentes sobre o processo. Mendonça visitou ainda as obras do bloco de Informática do Instituto Federal de Pernambuco, autorizadas na sua gestão no MEC.

A ordem para construção do novo bloco do IF, foi assinada em dezembro de 2017, enquanto Mendonça era ministro da educação e está orçada em R$5,8 milhões. Serão salas de aula, salas de professores, laboratórios, salas de apoio e espaço de convivência, que irão atender aos cursos de informática para internet e de engenharia de software, que terá início no segundo semestre de 2019. “Dá um orgulho grande vê o sonho dos alunos e de toda comunidade acadêmica virando realidade. A obra está de vento em polpa e isso mostra nosso compromisso real com a educação desses jovens”, explicou Mendonça, que visitou a obra acompanhado do diretor do IFPE- Belo Jardim, Francisco das Chagas.

Reportagem/BJ1

No encontro na CDL, Mendonça Filho destacou que desde que assumiu o compromisso de trazer um campus da UFRPE para Belo Jardim, vem trabalhando para isso seja feito o mais breve possível. “Mesmo sem mandato eletivo, eu continuo atuando politicamente, usando minha história e o trabalho que realizei junto a atores importantes do Governo Federal. Já falei com o atual Ministro da Educação, com o secretário da educação superior e tenho acompanhado passo a passo o processo de implantação da UFRPE aqui em Belo Jardim”, destacou Mendonça.

O processo de implantação do campus provisório, que irá funcionar enquanto o definitivo estiver sendo construído já está quase finalizado. Segundo as informações que foram repassadas na reunião, a proposta para a locação do prédio provisório está sendo analisada pela procuradoria jurídica e depois será enviada para que o atual ministro da educação autorize o processo.

Moacy Torres, que é o responsável pelo projeto do campus no município, informou que a expectativa é que até setembro esse processo seja concluído. “A semente que plantamos em 2017, quando foi decidida a criação do campus em Belo Jardim, está começando a florescer”, disse Moacy. O diretor do núcleo de engenharia da UFRPE informou ainda que o encontro foi satisfatório, especialmente pela preocupação e participação de toda a comunidade para a implantação do campus no município.

Reportagem/BJ1

Em relação às vagas disponíveis para o primeiro semestre de 2020, ele informou que em um primeiro momento serão disponibilizadas 160 vagas por semestre, divididas em quatro cursos que serão: Engenharia Química, Engenharia de Controle e Automação Industrial, Engenharia de Computação e Engenharia Hídrica. Com a expectativa de atender cerca de 1.600 alunos nos 10 primeiros semestres.

“A ideia é que ainda no segundo semestre, com a abertura do SISU, a gente possa fazer parte para que as pessoas possam fazer parte da seleção”, destaca ele. Além disso, a expectativa é que com o campus instalado no município ocorra um aumento nos investimentos para o município, principalmente para o setor das indústrias.

Participaram do encontro sobre a UFRPE representantes do Lions Clube, Rotary Clube, Autarquia Educacional de Belo Jardim (AEB), além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco, dos comerciantes locais, Correios, Grupo Moura e Igreja Católica, assim como políticos da região.

O presidente da CDL, Rogério Cordeiro, destacou que a reunião foi importante para tirar todas as dúvidas e informou sobre a expectativa do comércio após o início das aulas. “Estamos passando por um momento difícil, de resseção, mas quando os alunos vierem a expectativa é que o movimento no comércio cresça entre 30% e 40%”, destaca.

Reportagem/BJ1

Sobre o campus da UFRPE em Belo Jardim

A implantação de um campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco em Belo Jardim foi divulgada em 5 de março de 2018, no ginásio do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Na ocasião, estiveram presentes o então ministro da educação Mendonça Filho e a reitora da UFRPE, Maria José de Sena.

Os concursos públicos para a contratação de servidores técnicos-administrativos e professores foram feitos em meados de 2018 e início de 2019 e a expectativa é que a unidade comece a funcionar em um prédio provisório no início de 2020.

O campus definitivo, que terá 70 salas de aula, 20 edificações, entre laboratórios, refeitórios e sala de professores, de cerca de 37 mil metros quadrados de pavimentação tem um prazo de construção entre 50 e 60 meses, custando cerca de R$100 milhões e empregando cerca de duas mil pessoas durante o período.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS