Belo Jardim

Ex-Diretora do SEBRAE assume a secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo

A secretária de Turismo, Cultura e Empreendedorismo de Belo Jardim, Maria Cândida Moreira do Nascimento, afirmou nesta quarta-feira (06/01), que recebeu do prefeito Gilvandro Estrela a missão de transformar o potencial turístico, cultural e empreendedor do município numa grande rede de negócios para gerar renda, emprego e desenvolvimento. “Belo Jardim tem uma densa raiz cultural com figuras rupestres, música e artesanato, um enorme potencial para o turismo de aventura, com a região de serras, e de eventos com festas tradicionais, como a da Marocas. Além do potencial empreendedor forte com pequenas e médias empresas nos setores de comércio e serviço. Tudo isso precisa estar estruturado e conectado”, afirmou Cândida, destacando que é fundamental buscar parcerias e recursos para colocar Belo Jardim na agenda cultural e na rota do turismo e do empreendedorismo regional e estadual.

Com ampla experiência em análise de projetos, gestão de negócios e empreendedorismo no SEBRAE, Cândida trabalhou em diversos municípios pernambucanos como Araripina, Serra Talhada, Petrolina, Cabo de Santo Agostinho e no Recife, onde foi diretora administrativo financeira. Até aceitar o convite do prefeito Gilvandro Estrela para ser secretária, atuava como analista de projetos do SEBRAE/PE no Programa Encadeamento Produtivo em parceria com grandes empresas como FCA/Jeep, Complexo Porto de Suape e Ultragáz. “O nosso desafio será incrementar os negócios já existentes e buscar novos negócios. O mundo da cultura, da economia criativa, do setor produtivo e da cultura tem tudo a ver com empreendedorismo”, afirmou Cândida, ressaltando a importância de impulsionar as vocações culturais e fomentar o turismo de experiência, fé e cultural em Belo Jardim.

A secretária disse que vai fomentar o artesanato e a produção cultural, a partir de polos como Sítio Rodrigues, no distrito de Água Fria, que projetou figuras da arte popular como Cida e Neguinha, reconhecidas como mestras na Feneart, feira de artesanato de dimensão nacional. “Vamos ter um calendário cultural definido, devolver o brilho à Festa das Marocas e resgatar o Jardim Cultural, um projeto que marcou época em Belo Jardim e contou com o apoio do então vice-governador, Mendonça Filho”, afirmou. Segundo a secretária, Belo Jardim tem o privilégio de contar com a força e o poder de articulação nacional do ex-ministro Mendonça Filho para buscar parceiros e investimentos para o município.

Cândida disse, ainda, que uma de suas metas é a estruturação de pontos turísticos da cidade para atrair turistas, retomar o projeto da prancha de asa delta e apoiar os grupos culturais e musicais que são de extrema importância para o município. “O nosso papel é gerar uma cultura empreendedora, oferecendo capacitação, acesso a melhoria da gestão de negócios, novas tecnologias e inclusão digital a toda essa cadeia econômica da cultura, do turismo e da economia belo-jardinense”, defendeu.

Currículo – Maria Cândida tem 49 anos de idade, é bacharel em Direito, zootécnica e tem licenciatura em Ciências Agrícolas. Tem pós-graduação em Formação de Liderança pela Fundação Dom Cabral; Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (MG); Empresas Cooperativas para o Desenvolvimento Rural, em Israel; MBA em Planejamento e Gestão Organizacional pela Faculdade de Ciência da Administração de Pernambuco, Gestão Industrial pelo IEL/FIEPE e Líderes Digitais pela Universidade Corporativa Sebrae. Atuando de 1994 a 2004 como instrutora e consultora, prestando serviços ao Sistema “S”, instituições privadas e prefeituras. Em 2004 passou no processo seletivo do SEBRAE/PE, sendo contratada como analista de projetos.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS