Notícias

Evento da UFRPE vai reunir reitores e o ex-ministro Mendonça Filho

A solenidade começa a partir das 16h30, na Rodovia João Bezerra Filho, PE-166, km 03, bairro Ayrton Maciel

André Nery/Arquivo/Divulgação

A assinatura do contrato de locação do prédio provisório da Universidade Federal Rural de Pernambuco em Belo Jardim será realizada nesta quarta-feira (11), às 16h30. O evento será realizado no prédio, em obras, onde funcionará a instituição de ensino, na Rodovia João Bezerra Filho, PE-166, km 03, no bairro José Maciel, (Trevo de acesso à faculdade) e contará com a presença da reitora da UFRPE, Maria José de Sena, do Reitor da Universidade Federal do Agreste Pernambucano, Airon Melo e do ex-ministro da Educação, Mendonça Filho.

A instalação da Universidade em Belo Jardim foi um compromisso de Mendonça Filho, enquanto ministro da educação, em 2017. Em entrevista ao Programa Janela Livre, da Rádio Bitury, Mendonça Filho destacou a importância do estabelecimento de ensino para o estado. “Quando se proporciona a criação de um campus e a interiorização da universidade federal, está se garantindo mais acesso a oportunidades”, discursou.

Para a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, em sua visita de vistoria das obras do prédio provisório, ela citou que cursos têm o propósito de qualificar recursos humanos para a região e desenvolver a economia local. “Esta é mais uma unidade que estamos criando e implantando no Agreste de Pernambuco e com a perspectiva de fortalecer a formação dos jovens que aqui residem e formar profissionais críticos e preparados para fortalecer a economia da região”, ressaltou.

A estimativa é que as aulas dos quatro cursos de engenharia, sendo elas química, controle e automação, computação e hídrica, tenham início ainda no primeiro semestre de 2020, em março.

As primeiras turmas dos cursos serão selecionadas por meio da nota do Enem. A princípio, serão disponibilizadas 40 vagas para cada engenharia, contemplando ao final de toda grade acadêmica, que terá duração de cinco anos, em torno de 1.600 alunos.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS