Estudantes de Belo Jardim viajam para intercâmbio cultural em Portugal com o projeto “Era uma Vez…”
Nesta quinta-feira (14), 14 estudantes de Belo Jardim, acompanhados por um professor, embarcaram para Portugal como parte do projeto cultural “Era uma Vez…”, promovido pela produtora Origem Produções e patrocinado pelo Instituto Conceição Moura. A iniciativa, que também recebe o apoio do Grupo Moura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem como objetivo resgatar as vozes históricas e culturais dos povos indígenas e africanos na formação do Brasil.
O projeto envolve alunos do 8º ano de escolas públicas de Belo Jardim, que, ao longo de meses, orientados por professores de História, produziram histórias em quadrinhos (HQs) baseadas em episódios históricos e figuras esquecidas, com enfoque nas perspectivas dos povos originários e africanos. A proposta busca abordar temas importantes como antirracismo, afrocentricidade e indigenismo, promovendo uma visão mais completa e plural da história do Brasil.
Com o tema “Mais que o Ipiranga, as Independências de outros Brasis”, o projeto destaca narrativas não abordadas pelos livros didáticos tradicionais e busca ressaltar a importância dos povos originários na construção do país. Ao longo do processo, os estudantes participaram de oficinas, capacitações e atividades culturais, culminando na criação de HQs e curtas-metragens que serão compartilhados com jovens e professores portugueses durante a viagem.
Durante o intercâmbio, os estudantes de Belo Jardim irão seguir os passos da corte portuguesa, visitando pontos históricos em Lisboa e outras regiões de Portugal. A viagem também promoverá o intercâmbio cultural, com os estudantes compartilhando suas produções e aprendizados com seus pares portugueses.
Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, destaca o objetivo do projeto: “Nosso foco é valorizar a perspectiva dos povos indígenas e africanos na formação identitária histórica e cultural do Brasil, exaltando a ancestralidade, diversidade e pluralidade”. Além disso, o projeto visa ampliar a compreensão dos alunos sobre o Brasil e seus desafios contemporâneos, com ênfase na vivência em territórios quilombolas e indígenas.