Estudante representará o IFPE de Belo Jardim na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais em Cuiabá
Kauã Rênathy dos Passos Silva, de 17 anos, aluno do curso de Informática para a Internet do IFPE – Campus Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, irá representar a instituição na segunda etapa da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), em Cuiabá, no Mato Grosso, entre os dias 24 e 26 de maio. A competição acontecerá na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).
“Estou muito contente por ter chegado a esta etapa. Para ser sincero, não esperava ir tão longe. Estou ansioso por essa nova experiência em minha vida e espero ir bem”, compartilhou Kauã.
Após se classificar na primeira etapa realizada ainda em 2023, com provas aplicadas no campus de origem, Kauã garantiu seu lugar na segunda fase da competição. Esta etapa é composta por uma prova com questões dissertativas, exigindo um conhecimento mais aprofundado do estudante, que deve formular as respostas com suas próprias palavras. De acordo com Kauã, serão cerca de quatro questões, onde as respostas serão avaliadas, valendo aproximadamente 20 pontos cada.
Esta edição da OMIF é marcada pela diversidade de atividades, incluindo palestras, minicursos, oficinas, mostra de jogos, mesas temáticas, feira científica tecnológica e atividades culturais. Além disso, os participantes terão a oportunidade de se reunir com professores de Matemática dos Institutos Federais, promovendo a troca de conhecimentos e experiências.
Kauã embarcará para Cuiabá na próxima quinta-feira (23). Esta será a primeira vez que ele participará de um evento como este, e ele expressou sua gratidão pelo apoio que tem recebido da mãe, dos colegas, da direção do campus e do professor Jair Lucena. “Não consigo explicar o quanto estou contente com a conquista e a torcida de todos. Esta competição tem me ajudado bastante a melhorar e tem me incentivado a dedicar-me ainda mais, o que será muito bom para o meu desempenho escolar e trará mais reconhecimento tanto para mim quanto para o nosso campus”, destacou o estudante.