Notícias

Enfermeira perde o fígado após tomar “chá emagrecedor de ervas”

Ela aguarda por transplante urgente

Uma enfermeira de 42 anos, está internada em estado grave no Hospital das Clínicas de São Paulo. Ela teve falência total e fulminante do fígado e precisou, em caráter de urgência de um transplante. Ela havia consumido um “chá emagrecedor” comprado pela internet.

De acordo com a médica gastroenterologista Liliana Ducatti Lopes, a paciente teve hepatite fulminante depois de tomar um chá emagrecedor de 50 ervas, incluindo chá verde, carqueja e mata verde, ervas consideradas perigosas para o fígado. Ela está na fila esperando um doador de fígado.

A cirurgiã compartilhou um vídeo no Instagram no qual relata que na literatura médica há casos semelhantes ao da paciente, que não tinha nenhum problema de saúde prévio e acabou desenvolvendo uma falência aguda do fígado gravíssima.

“Se não transplantar vai a óbito em 24, 48 ou 72 horas. São casos dramáticos”, explica a médica.

Segundo a médica , quando a paciente foi admitida no HC, a primeira coisa foi verificar se a paciente tomava algum medicamento, que é a causa mais comum de falência do fígado. Foi quando a família levou para o hospital o frasco de chá emagrecedor com 50 ervas que a paciente tomou.

“Quando olhamos o rótulo dessa medicação já podemos identificar diversas ervas conhecidas por serem hepatotóxicas, por fazerem mal ao fígado. Dentre elas, a mais comum e mais conhecida é o chá verde. É muito bem descrito na literatura, há vários relatos e papers que mostram casos de hepatite fulminante causada por uso de chá verde”, contou.

Segundo a médica, a carqueja e mata verde também são ervas descritas na literatura médica por serem prejudiciais ao fígado se mal administradas.

“Nós recomendamos não fazer o uso desse tipo de medicação: chá que desincha, chá detox, natural, erva… Não faça uso, desaconselhe as pessoas que você conhece. Isso tudo é charlatanismo e são descritos como hepatotóxicos, fazem mal para o fígado sim e podem levar à necessidade de um transplante de fígado”, alertou.

 

Fonte: Yahoo

Da redação

NOSSOS CONTATOS