Pernambuco

Em Pernambuco, 75% dos que morreram de covid-19 este ano não tinham tomado nenhuma dose da vacina

Somando os que não se vacinaram, estavam sem o esquema completo ou faleceram antes do prazo de 14 dias após a segunda dose, a porcentagem sobe para 94%

 

Pernambuco registrou 9.103 mortes em decorrência da covid-19 entre os dias 19 de janeiro e 21 de outubro deste ano. Do total de vítimas, 6.845, o que equivale a 75%, não tinham tomado nenhuma dose de vacina contra a doença. Somando os que não se vacinaram, estavam sem o esquema completo ou faleceram antes do prazo de 14 dias após a segunda dose, a porcentagem sobe para 94% (8.539 pessoas).

Os dados, obtidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) em análise dos bancos de informações utilizados para notificação das mortes e registro da vacinação, foram apresentados pelo secretário de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (4).

“Os números nos mostram claramente que as vacinas são eficazes contra a covid-19. E todas as vacinas utilizadas no Brasil tiveram sua segurança atestada pelos mais respeitados órgãos regulatórios do mundo”, afirmou André Longo.

Ainda de acordo com a análise, 1.530 (17%) dos que morreram de covid-19 tomaram apenas a primeira dose, sem completar o esquema, e 164 (2%) adoeceram antes do prazo que a vacina precisa para fazer efeito, que é de 14 dias após a segunda dose ou dose única.

Do total de pessoas que morreram pela Covid-19 no período analisado, apenas 6% (564) finalizaram o esquema vacinal e adoeceram após o prazo de 14 dias depois da segunda dose ou dose única. A maior parte, 541 (96%) tinha 60 anos de idade ou mais. Verificou-se também que 411 (73%) tinham doenças preexistentes.

Do JC Online

Da redação

NOSSOS CONTATOS