Categorias: Belo Jardim

Em forma de protesto contra Prefeitura, a Filarmônica não irá participar dos desfiles de setembro

Nota de esclarecimento da Filarmônica São Sebastião

A Filarmônica São Sebastião de Belo Jardim, em seus 127 anos de história, vem desenvolvendo um trabalho de cunho social e cultural de grande

Foto: Arquivo da Filarmônica

importância para a comunidade da nossa cidade. Esse projeto, que foi idealizado pelo Sr. Tomaz Magalhães, apesar de representar tanto para a sociedade e cultura belo-jardinense, nunca recebeu a devida atenção e valorização por parte dos órgãos públicos e da própria sociedade. Porém, o sonho de educar e oferecer oportunidades a crianças e jovens, manteve-se de pé, mesmo diante de dificuldades históricas.

Uma das conquistas relacionadas à superação desses problemas foi a lei de número 947, sancionada em 1993, que previa a concessão de uma subvenção mensal de três salários mínimos, prevista não somente para a Filarmônica São Sebastião, mas também para a Sociedade de Cultura Musical. Como anteriormente as bandas se mantinham por meio de doações, esse auxílio, que deveria ser fixo, tornou-se fundamental para a manutenção das mesmas.

Porém, esse repasse de verba raramente foi feito de forma regular. Mesmo diante deste fato, as atividades nunca foram totalmente suspensas. Entretanto, atualmente a situação se torna insustentável, uma vez que há 17 meses o repasse de verba não está sendo feito.

Talvez a sociedade belo-jardinense não tenha a dimensão do quão importante e necessário esse dinheiro é para a nossa instituição. É com essa verba que, por exemplo, são pagas as despesas mais básicas (como as contas de água e energia), possibilita a aquisição de novos instrumentos, o conserto e a manutenção dos mesmos, auxílio para os instrutores, a compra de fardamentos para apresentações, entre tantas outras.

Mesmo diante dessa situação vergonhosa, a Prefeitura Municipal de Belo Jardim solicitou que mais uma vez nos apresentássemos nas próximas datas cívicas, porém, como nenhuma providência de regularização foi tomada, é com pesar que nós, que fazemos parte da Filarmônica São Sebastião, decidimos, por falta de recursos e também em forma de protesto, não nos apresentarmos como há décadas tradicionalmente fazemos nos dias 7 e 11 de Setembro.

BELO JARDIM, TERRA DE MÚSICOS???

admin

NOSSOS CONTATOS