Nacional

Despesas com exames e tratamento da covid-19 podem ser deduzidos do Imposto de Renda?

Despesas médicas estão entre as deduções permitidas por lei, mas nem tudo pode ser incluído na declaração do IR

Foto: Internet

A busca por testes de Covid e o aumento no número de casos da doença, sobretudo depois da chegada da variante Ômicron ao País, no início de dezembro do ano passado, fez com que muitas famílias aumentassem as despesas com o diagnóstico e tratamento da doença. Somente em Pernambuco são mais de 680 mil casos confirmados de Covid-19.

Quem optou por não utilizar a sobrecarregada rede pública de saúde, e não conta com plano de saúde, teve que investir em consultas, exames, medicamentos e, em alguns casos, tratamentos de reabilitação, como fisioterapia, na rede privada.

A boa notícia é que grande parte dessas despesas pode ser deduzida do valor a pagar no Imposto de Renda Pessoa Física 2022. Lembrando que a declaração diz respeito as despesas feitas em 2021. A Receita Federal ainda não confirmou os prazos mas a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 deve começar no dia 1º de março próximo, e o prazo para envio deve se encerrar, como de praxe, até as 23h59 do dia 30 de abril, pelo horário de Brasília.

Por JC Online

Da redação

NOSSOS CONTATOS