Categorias: Política

Deputado Mendonça Filho cobra cumprimento de acordo que estende isenção do AFRMM e redução de alíquota para têxtil

O deputado Mendonça Filho (PE) cobrou do governo o cumprimento do acordo que estende a isenção do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) aos transportadores de mercadorias que tenham como origem ou destino porto localizado no Espírito Santo ou em estados das regiões Norte e Nordeste.

Também cobrou o acordo que trata da contribuição sobre a receita bruta do setor têxtil. Este item e o que trata do AFRMM estão previstos na Medida Provisória (MP) 694, em discussão no plenário da Câmara neste momento. “Ou o governo honra com seus compromissos com o Nordeste ou não votaremos a MP. Entraremos em obstrução”, afirmou.

Ambos foram discutidos pelo Congresso Nacional no ano passado, quando foram analisados vários vetos da presidente Dilma Rousseff/PT. Na época, o governo comprometeu-se a incluir os dois temas na MP 694.

A comissão mista que analisou a MP aprovou relatório com a inclusão dos dois pontos, mas agora, quando o tema chega ao plenário, o governo recua. “É um governo que não honra sequer com os seus compromissos”, afirmou Mendonça Filho.

A isenção do AFRMM valerá por quatro anos, contados a partir de 1º de janeiro. O adicional é uma contribuição que incide sobre o valor dos fretes, com alíquota variável dependendo se o transporte é marítimo, fluvial ou lacustre.

Assessoria

admin

NOSSOS CONTATOS