Delegacias funcionam normalmente após anúncio de operação padrão
Do NE10
A operação padrão anunciada pela União dos Escrivães de Polícia de Pernambuco (UEPP) e pelo Movimento Pela Mudança não vem tendo adesão das delegacias do Grande Recife. O Portal NE10 entrou em contato com as delegacias de Olinda, Santo Amaro e Ipsep, que informaram estar funcionando normalmente no início desta manhã. Na de Casa Amarela, policiais informaram que estão cientes da mobilização mas ainda não decidiram como serão as atividades.
Na operação, os profissionais só trabalham com ordem de serviço por escrito e na presença de um delegado. De acordo com o líder do Movimento pela Mudança, Áureo Cisneiros, tudo será feito “dentro da legalidade”. “Nós estávamos fazendo tudo de forma rápida para cumprir as metas do Pacto Pela Vida, muitas vezes atropelando a própria lei”, afirmou. Segundo ele, a operação provocará lentidão nos processos que envolvem o serviço dos policiais.
Além da operação padrão, está prevista para a próxima quarta-feira (21) uma passeata às 15h. A concentração será na Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista, com destino ao Palácio do Campo das Princesas e Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Centro do Recife.
Apesar da mobilização, a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Pernambuco (Sinpol-PE) informou, por meio de nota, que não existe nenhuma deliberação em assembleia por parte da categoria quanto a qualquer ato de protesto. A operação padrão estaria sendo organizada por um grupo dissidente.
A principal motivo para a ação foram as condições de trabalho dos profissionais. Entre as reivindicações, destaca-se a isonomia do percentual da gratificação de risco de morte, uma vez que delegados recebem 225% em cima do salário base e os outros policiais recebem 100%.