Categorias: Belo Jardim

Damázio é substituído na Secretaria de Defesa Social após declarações polêmicas

Alessandro Carvalho Liberato de Mattos é o novo secretário de Defesa Social do Estado, após pedido de desligamento do delegado Wilson Damázio. O ato foi provocado por causa da repercussão de suas declarações na entrevista publicada nesta quinta (19) no Jornal do Commercio.

Na entrevista, Damázio, relacionou homossexuais à ideia de “desvio de conduta” e mulheres foram alvo de preconceito e generalização: segundo o secretário, elas tem fascínio por policiais fardados. “Não sei por que mulher gosta tanto de farda”, disse Damázio durante a entrevista.

Na carta na qual colocou o cargo à disposição, Wilson Damázio afirmou que as palavras ditas não constituem seu pensamento nem visão do mundo, “razão pela qual repilo os termos e peço desculpas a todos aqueles que porventura tenham se sentido ofendidos”.Pouco depois, o governador Eduardo Campos aceitou o pedido de exoneração em uma reunião com Damázio. Ali, ele designou o delegado federal Alessandro Carvalho para ficar à frente da pasta e disse que o Pacto pela Vida não sofrerá alterações.

A entrevista concedida pelo secretário de Defesa Social Wilson Damázio provocou forte reação dos movimentos de direitos civis do Estado. Nesta quinta, foi realizada no Gabinete de Assessoria Jurídica às Associações Populares (Gajop) uma coletiva reunindo representantes de 26 grupos, entre eles a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas, Direitos Urbanos/Recife, Forum de Mulheres de Pernambuco e Forum LGBT de Pernambuco, entre outros. Na internet, foram centenas de manifestações, entre elas a do delegado da Polícia Civil Igor Leite, que foi contundente em sua fala: nela lembrava que tanto ele quanto Flaubert Queiroz, chefe da Associação dos Delegados de Pernambuco (Adeppe): “diante desse absurdo, quem notifica o secretário?”, questionou.

Com informações do NE10

admin

NOSSOS CONTATOS