Categorias: Nacional

“Cura Gay” é arquivado

Depois de muita polêmica, o projeto de Lei da “cura Gay foi retirado da pauta de votação da Câmara, nesta terça-feira (2). O deputado federal e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), Marco Feliciano, respondeu a retirada pela pelas redes sociais. “O projeto voltará na próxima legislatura quando teremos um número maior de deputados evangélicos”, afirmou.

O texto aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Minorias revoga alguns dispositivos de resolução do Conselho Federal de Psicologia, em vigor desde 1999, para impedir tratamentos que tentem mudar a orientação sexual dos pacientes e atribui caráter patológico (de doença) à homossexualidade.

O presidente e líder do PSOL na Câmara, deputado Ivan Valente (SP), iria apresentar um requerimento para aprovar em regime de urgência o projeto. Se aprovada a urgência, o texto segue direto para o plenário, sem passar pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição, Justiça e Cidadania.

No último dia 28, a presidenta Dilma Rousseff  se reuniu com representantes dos movimentos de gays, bissexuais, travestis e transexuais e lésbicas, no Palácio do Planalto. Na reunião, foi pedido o apoio do governo para impedir a aprovação do projeto sobre a “cura gay”, assim como reivindicaram a implementação de medidas que criminalizam a homofobia.

admin

NOSSOS CONTATOS