Política

Criminosos invadem e depredam Congresso, Planalto e STF

Presidente Lula decretou a intervenção federal do DF até o dia 31 deste mês

Foto: divulgação

Criminosos invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF na tarde deste domingo (8), munidos com máscaras de gás e capacetes, dando indícios de que o ataque foi planejado.

Os criminosos atacaram primeiro o prédio do Congresso Nacional. Enfrentaram policiais que mantinham bloqueios na área, subiram a rampa do Congresso e, em seguida, tomaram as famosas cúpulas.

Quebraram a vidraça do Salão Nobre do Congresso e conseguiram entrar, apesar da resistência da Polícia Legislativa. Depois disso, um grupo se dirigiu ao Palácio do Planalto e invadiu o prédio. Policiais formaram uma barreira para impedir acesso ao interior do edifício, de onde despacham o presidente da República e vários ministros.
O STF foi invadido e teve o plenário depredado.

Os vandalos foram confrontados por policiais, que usaram bombas de gás lacrimogêneo, mas avançaram ocupando também todo o jardim no entorno do Congresso.

O ato criminoso foi transmitido em lives e teve início por volta das 15h e a situação só foi controlada no meio da noite. A polícia lançou bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo para desocupar os prédios dos Três Poderes.

Até as 21h, 260 pessoas foram presas por envolvimento nos atos terroristas contra a Democracia, segundo a Polícia Civil do Distrito Federal. O presidente Lula decretou a intervenção federal do DF até o dia 31 deste mês.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Por Uol/editado

Da redação

NOSSOS CONTATOS