Covid-19: Populares lançam campanha contra fogos e fogueiras no São João
Por conta dos sintomas comuns para os pacientes que contraíram o novo Coronavírus, como problemas respiratórios, populares lançam na internet uma campanha pedindo consciência para que fogos de artifícios e fogueiras, típicos nos festejos juninos, sejam evitados.
De acordo com a divulgação, amplamente divulgada em grupos de WhatsApp em Belo Jardim, além dos problemas da Covid-19, a época ainda é propícia para o aumento de crises alérgicas e doenças respiratórias, com a justificativa da fumaça e do clima frio e úmido.
Uma ida ao hospital por conta de uma crise respiratória ocasionada pela fumaça pode expor o paciente ao vírus. Além dos pacientes por Covid-19, autistas, bebês, idosos, animais e enfermos diversos podem ser beneficiados com a diminuição da tradição junina.
Entretanto, a campanha divide opiniões por fazer parte das comemorações do mês de Junho, mesmo em momento que pandemia seja sinônimo de distanciamento social. “Se já não é fácil não ter as festas de São João, nem na porta da minha casa com a minha família agora querem que eu fique. Aí é demais”, respondeu uma internauta.
Já para os criadores da campanha, existe explicação para tal e o apelo foi defendido. “Por favor faça isso por você, por mim, pelos seus, pelos meus, pelos nossos filhos, nossos vizinhos e nossos amigos que são alérgicos”, detalharam.