Destaque

Covid-19: Agreste de PE vive a pior semana epidemiológica desde o início de 2021

Belo Jardim registrou um aumento de mais de 200% nas confirmações de casos da Covid-19

Imagem: Divulgação

Nos últimos meses o Governo do Estado tem promulgado decretos para tentar frear o avanço dos casos de Covid-19 nos municípios pernambucanos. Foi assim com os decretos que proibiram a realização de eventos sociais e corporativos; também com a proibição de som – ao vivo ou mecânico, em bares, restaurantes, praias, boates e em qualquer outro local que pudessem gerar aglomerações de pessoas; com a restrição de horário para as atividades econômicas, e por último, com o lockdown em todo Estado durante 10 dias.

De acordo com informações da IV Gerencia Regional de Saúde (IV Geres), que atua no apoio operacional da Saúde em 32 municípios do Agreste, dentre eles, Belo Jardim, o órgão registrou a pior semana da pandemia neste ano – 11ª semana, com 48 pacientes confirmados para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os números tendem a piorar, caso haja a confirmação de 58 pacientes que aguardam análise da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

A IV Geres emitiu um alerta nesta segunda-feira (22) para todos os municípios que o órgão gerencia, sobre o agravamento da situação da pandemia na região. A cidade de Belo Jardim apresentou um aumento acima de 200% de casos confirmados da Covid-19, com pessoas cada vez mais jovens sendo mais afetadas, com idade entre 30 e 59 anos. As confirmações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) também estão acima da média histórica nas últimas cinco semanas no município.

As mortes em decorrência das complicações do coronavírus também assustam a IV Geres. De acordo com o órgão, embora o número de óbitos em Belo Jardim apresente uma certa estabilidade, o dado pode sofrer alterações devido ao aumento no número de casos graves registrados. Belo Jardim contabiliza 66 óbitos desde o início da pandemia. De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, cinco óbitos ainda estão em investigação por parte da SES.

Nesta terça-feira (23), Belo Jardim somou mais 10 casos confirmados da Covid-19, perfazendo um total de 2.276 casos desde o início da pandemia. Deste total, 151 pacientes permanecem em recuperação domiciliar. Ainda de acordo com o boletim, 42 pacientes estão internados em enfermarias de outras unidades hospitalares, cinco munícipes estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 10 na ala de enfermaria da Covid na UPA 24h de Belo Jardim, que conta com 16 leitos.

A gestão municipal tem investido em ações de enfrentamento à Covid-19, com campanhas educativas, higienização de pontos de maior circulação no município, readequação das feiras livres e a descentralização da vacinação. Além disso, o prefeito Gilvandro Estrela (DEM), utilizou as redes sociais reiteradas vezes para pedir a colaboração da população para conter o avanço do vírus no município; relembre.

Sem nenhum indicativo de melhoria no quadro epidemiológico, a população pernambucana aguarda as medidas que devem ser anunciadas pelo Governo do Estado, até o fim desta semana, tendo em vista, que o decreto de lockdown deixa de vigorar no próximo domingo (28).

Da redação

NOSSOS CONTATOS