Categorias: Agreste

Compesa recebe os 15 conjuntos motor-bomba que colocarão em funcionamento a Adutora do Moxotó

Foto: Divulgação/Compesa

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) recebeu nessa terça-feira (24), o restante dos equipamentos que irão colocar em funcionamento as três estações elevatórias de água bruta (sistema de bombeamento) da Adutora do Moxotó. “Estamos trabalhando muito para cumprir a determinação do governo, que é entregar a obra no final do ano”, informa o diretor Técnico e de Engenharia, Rômulo Aurélio Souza.

A montagem dos 15 conjuntos motor-bomba com capacidade entre 400 e 500 CV cada, já foi iniciada e, em breve, serão testados. A expectativa é que a nova adutora fique pronta até o mês de dezembro deste ano e possibilite antecipar a chegada da água do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco em nove cidades do Agreste, e Arcoverde, no Sertão, regiões que sofrem com ciclos de seca extrema.

Foto: Divulgação/Compesa

A Adutora do Moxotó transportará uma vazão de 450 litros de água, por segundo, para atender os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Venturosa, Pedra, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una e São Caetano. Essa adutora tem 70 quilômetros de extensão e está 70% concluída.

A Adutora do Moxotó,  tem um investimento de R$ 85 milhões viabilizados pelo Governo do Estado, e vai permitir o abastecimento de dez cidades com água da Transposição, mesmo antes da obra do Ramal do Agreste ficar pronta – que será executada pelo governo federal. A nova adutora vai transportar água até a Estação de Tratamento de Água (ETA), em Arcoverde, cidade onde o sistema será interligado à Adutora do Agreste.

admin

NOSSOS CONTATOS