Belo Jardim

Compesa reativa estação de tratamento em Belo Jardim e 8 bairros vão poder sair do rodízio de água

O equipamento estava sem funcionar há 10 anos

Estação de Tratamento de Água Manoel Longo em Belo Jardim | Foto: Compesa

O município de Belo Jardim, Agreste pernambucano, conta com mais uma Estação de Tratamento de Água (ETA) para atender cerca de 80 mil habitantes. A Compesa reativou a Estação de Tratamento de Água Manoel Longo, equipamento que estava sem funcionar há 10 anos. Com este reforço, será possível ampliar em 20% o volume de água produzido no Sistema Integrado do Bitury, gerando um incremento de 50 litros por segundo para o município de Belo Jardim. A iniciativa permitirá a eliminação do rodízio nos bairros Vila da Barragem, Bom Conselho, Boa Vista, Bairro Santo Antônio, Pontilhão, Airton Maciel, Cohab II e Novo Jardim.

A melhoria da distribuição de água em Belo Jardim foi possível graças ao nível da barragem do Bitury, que atingiu a sua capacidade máxima de acumulação com as chuvas registradas no início do inverno. Há 12 anos este reservatório não vertia, estando hoje com 15 milhões de metros cúbicos de água, que é o volume máximo de armazenamento projetado.

Em tempo recorde, cerca de 20 dias, os técnicos da Compesa realizaram um mutirão para restabelecer a operação da ETA Manoel Longo, uma operação que incluiu serviços de manutenção no terreno da unidade de tratanento; substituição de equipamentos elétricos, registros e válvulas, além de aquisição e instalação de conjuntos motobombas. “ Trabalhamos muito para o funcionamento da ETA, que reforça o volume de água produzido para a cidade, propiciando assim , a melhoria do abastecimento da população”, explica o gerente de Manutenção da Compesa, George Ramos. “O esforço da Compesa em retomar a operação dessa ETA foi para atender melhor os moradores de Belo Jardim, importante cidade para a economia e desenvolvimento do estado. Não foi fácil colocar para funcionar uma estrutura que estava parada há uma década, mas graças ao esforço conjunto de vários profissionais em diferentes níveis de atuação para alcançarmos este resultado tão positivo”, explica o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, João Raphael Queiroz.

Por Assessoria

Da redação

NOSSOS CONTATOS