Belo Jardim

Compesa anuncia novo racionamento e em Belo Jardim serão 10 dias sem água

Mesmo com as barragens de Tabocas e Pedro Moura Júnior vertendo, a barragem do Bitury acumulando 86,89% da sua capacidade total e a operação da Adutora do Agreste, mais de 102 mil pessoas poderão ser prejudicadas com o desabastecimento de água

Foto: Reprodução

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), anunciou o aumento no racionamento de água, em Belo Jardim, Tacaimbó e Sanharó, no Agreste de Pernambuco, através de nota divulgada à imprensa, nesta terça-feira (13). As cidades de Belo Jardim e Tacaimbó irão ter um rodízio de cinco dias com água e 10 dias sem abastecimento, enquanto a cidade de Sanharó, contará com 15 dias com água e a outra metade do mês sem abastecimento via rede – nos bairros atendidos pelo Sistema Integrado Bitury; veja detalhadamente no fim da matéria.

A decisão da Compesa pode prejudicar o abastecimento de água de mais de 102 mil pessoas, somatório do número de habitantes das três cidades agrestinas.

De acordo com assessoria do órgão, a decisão foi provocada pela “elevação da turbidez da água captada ocasionada pelas chuvas ocorridas no início deste mês e ao furto de equipamentos na Estação Elevatória do Ipojuca, na última sexta-feira (9)”.

O anúncio da Compesa provocou revolta nos internautas, que questionam o aumento no racionamento de água, apontando que as barragens de Tabocas e Pedro Moura Júnior – Ipojuca, estão vertendo, com 100% da sua capacidade, que são de 1,2 e 35 milhões de m³ de água, respectivamente; além da barragem do Bitury, que atingiu 86,89% da sua capacidade total, que equivale a 17,7 milhões de metros cúbicos, no último dia 30 de novembro.

“Complicado de explicar isso pra população. Uma empresa que só tem uma função, fornecer água que Deus manda. Ainda assim, faz com muita deficiência e deixa coisas como essas acontecer. Agora a pergunta é: haverá desconto nas contas?”, questionou um internauta.

Como ficará o abastecimento de água?

Belo Jardim e Tacaimbó – 5 dias com água e 10 dias sem água;
• Sanharó – 15 dias com água e 15 dias sem água nas localidades que estão sendo atendidas pelo Sistema Integrado do Bitury (zona rural e bairros Marajás, Santa Clara, Loteamento Explenor). Já as áreas atendidas pela adutora do Agreste em Sanharó (bairros Centro, Zacarias Ramalho, Salgado, Av. Jurandir de Brito, Ponte Velha, José Cajazeiras, 18 de Copacabana, Área do Queijo, Padre Noval, Nossa Senhora de Fátima, Estreito, Boa Esperança, Praça da Vaca e Academia das Cidades) permanecerão com abastecimento atual.

Da redação

NOSSOS CONTATOS