Notícias

Churrasco de ovo: Preço da carne puxa inflação em Belo Jardim

Consumidores estão fazendo a substituição por suínos, frango e ovo

Setor de carne de supermercados sofreu queda significativa – Foto: BJ1

O preço da carne bovina disparou no mercado e alavancou a inflação em todo o país. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em novembro deste ano, o aumento foi de 8,09%. De acordo com especialistas, a carne teve o aumento significativo devido a exportação do produto para a China, por causa de uma peste suína, onde milhares de animais tiveram de ser sacrificados.

Além disso, o período é de entressafra bovina e o custo para reposição dos bezerros está muito alto, justificando o aumento. O BJ1 realizou um levantamento nos principais supermercados de Belo Jardim e averiguou que a média do quilo do coxão mole (corte de maior preferência para o dia a dia) na cidade gira em torno dos R$36, um aumento de 40%. Há dois meses, a média do valor praticado era de R$ 25.

De acordo com Elisângela Maria da Silva, gerente do Bonanza Supermercados, o aumento gerou um alerta para o consumidor final, que está optando por outros tipos de alimento. “O alto preço afastou o consumidor do setor de carnes e muita gente sentiu muito o abalo na procura pelo artigo. Nós nem estamos comprando muito para revender”, explicou a gerente. Carne suína, peixe, frango e ovo tem sido a alternativa para o consumo.

https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2019/04/05/aumento-do-icms-deve-encarecer-carne-bovina-para-o-consumidor-375537.php

Além do aumento nacional, Pernambuco ainda sofre com a alíquota do ICMS implementado no final do ano passado em pacote fiscal, apresentado em caráter de urgência, pelo governador Paulo Câmara. O que torna ainda mais difícil e doloroso para o bolso do pernambucano.

Elisângela Maria alertou ainda que já existe uma previsão para que o valor do trigo também seja alterado, aumentando assim, o preço do pãozinho do brasileiro.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS