Saúde

Centro de Parto Normal realiza primeiro procedimento na água em Belo Jardim

Unidade inaugurada nesta sexta (3) possui banheira especial para realização do parto

Maria Larissa e Natan, pais de Ana Vitória, em primeiro parto na água realizado no Centro de Parto Normal Dr. Genildo Valença, em Belo Jardim | Foto: Cortesia 

O Centro de Parto Normal Dr. Genildo Valença, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, registrou o primeiro parto na água em uma banheira de hidromassagem, às 17h29, desta segunda-feira (6). Ana Vitória, primeira filha do casal Maria Larissa e Natan, nasceu de parto normal, humanizado, com 3,5 kg. O parto foi acompanhado durante todo o tempo pelo pai da criança e realizado por uma enfermeira obstetra e dois técnicos de enfermagem, que compõem a equipe do Centro.

“A imersão na água durante a primeira fase do trabalho de parto [período em que a dilatação está acontecendo] reduz em 18% a necessidade de analgesia espinhal”, aponta o Manual de Assistência ao Abortamento, Parto e Puerpério, da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Essa redução é também um benefício para o bebê, já que elimina o risco de a medicação interferir no trato respiratório do recém-nascido.

Com estrutura voltada ao parto humanizado para estimular as gestantes de baixo risco optarem pelo parto normal, o Centro foi inaugurado nesta sexta-feira (6) pelo prefeito Gilvandro Estrela e tem atendimento 24h, com assistência à mulher durante o pré-parto, parto e pós-parto e também ao recém-nascido, com salas para acolhimento/triagem, exame, observação/pré-parto, área de convivência para banho de sol, incubadoras, alojamento conjunto, área de banho e banheiros.

“Um sonho realizado. Vou me aposentar com orgulho, por que, através do trabalho do prefeito Gilvandro Estrela e da secretária Aline Cordeiro, vou pra casa deixando um legado na obstetrícia de Belo Jardim, garantindo atendimento humanizado às nossas gestantes, com todo acolhimento e segurança necessários”, comemorou Ivanilda Melo, enfermeira obstetra e coordenadora do Centro de Parto Normal.

Da redação

NOSSOS CONTATOS