Celpe irá implantar novo sistema de leitura e faturamento de energia no Agreste
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) divulgou nesta segunda-feira (31) que, no início do mês de abril deste ano, um novo sistema de leitura e faturamento de contas de energia irá entrar em vigor em 19 municípios do Agreste pernambucano. A mudança, que irá possibilitar que em uma só visita os funcionários da Celpe possam observar os números registrados nos medidores elétricos e imprimir as contas dos contratantes do serviço, tem o objetivo de deixar o processo de emissão dos boletos das contas de mais transparente e ágil. Antes, para que a conta fosse entregue, eram necessárias duas visitas.
Nesta quarta-feira (2), segundo dia útil do mês de abril, os moradores dos municípios de Gravatá, Chã Grande, Bezerros, Bonito, Sairé, São Joaquim do Monte, Camocim de São Félix, Vertentes, Taquaritinga do Norte, Frei Miguelinho, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e áreas urbanas de São Caetano, Agrestina, Altinho, Riacho das Almas, Panelas, Cupira e Caruaru já irão contar com o novo método de leitura e faturamento da Celpe.
Já as zonas rurais dessas cidades só poderão dispor do serviço a partir de maio deste ano, juntamente com outros municípios. A tecnologia do faturamento instantâneo utiliza uma espécie de palm, ou PDA (personal digital assistant) e pode funcionar em modo online ou sem sinal, a depender das condições de comunicação no local. Também utiliza um papel especial, protegido contra a água para preservar os dados da impressão.
A nova fatura mantém todas as informações contidas no formato anterior da conta de energia. A tecnologia do faturamento instantâneo utiliza uma espécie de palm, ou PDA (personal digital assistant) e pode funcionar em modo online ou sem sinal, a depender das condições de comunicação no local. Também utiliza um papel especial, protegido contra a água para preservar os dados da impressão. A nova fatura mantém todas as informações contidas no formato anterior da conta de energia.
Cada profissional encarregado de realizar o trabalho de leitura e faturamento terá um kit coletor de dados e uma impressora térmica para realizar o seu trabalho. Os equipamentos são rastreados 24 horas e, em caso de assalto, um comando inviabiliza o aparelho para revenda. Ainda assim, o próprio PDA irá enviar sinal para o servidor informando a localização geográfica do aparelho.
Outros Estados
A adoção do novo procedimento de apuração de consumo e emissão de contas de energia também está sendo aplicado em outros estados brasileiros pelo Grupo Neoenergia, órgão responsável pela gestão da Celpe. Entre esses estados estão Bahia e Rio Grande do Norte. Ao todo, nove milhões de pessoas deverão ser atingidas pelas mudanças.
com informações da Folha de Pernambuco