Celpe divulga orientações sobre cuidados com rede elétrica durante festejos juninos

Segundo a companhia é necessário atenção para evitar acidentes causados pela instalação incorreta da decoração e também com fogueiras e fogos de artifício

Divulgação/ PCR

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) divulgou orientações com os cuidados que a população deve ter com a rede elétrica, por conta da proximidade das festas juninas. Uma das orientações da companhia é sobre os fogos de artifício, que são tradicionais no período e não devem ser soltos próximos a postes e outros tipos de condutores de energia.  

As fogueiras também devem ser instaladas mantendo distância da rede de distribuição elétrica, pois o calor pode provocar curtos-circuitos e até mesmo partir a fiação, trazendo riscos para quem estiver próximo ao local.  

Ainda segundo a companhia bandeirinhas e outros enfeites tradicionais nunca devem ser instalados em postes ou fios elétricos. Além disso, é importante que eles sejam fabricados em materiais isolantes, para evitar que eles conduzam energia caso entrem em contato com os fios. Ligações provisórias para festas de rua e barracas de comidas típicas só devem ser feitas por profissionais da própria companhia. A Celpe ainda destaca que fazer ligações clandestinas podem causar acidentes e prejudicar o fornecimento elétrico, além de ser um crime previsto no Código Penal.  

Por fim, soltar balões é crime ambiental, com pena de uma a três anos de detenção e multa e pode provocar incêndios e acidentes graves caso caiam sobre redes de distribuição, subestações de energia ou áreas residenciais.  

Da Redação

NOSSOS CONTATOS