Categorias: Sem categoria

Carnaval pernambucano teve folia e paz sendo o segundo menos violento desde 2006

Números da SDS apresentam redução de 24 % na taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLIs e de 11% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio – CVP nos dias de festa.

A partir de um planejamento operacional iniciado no mês de outubro de 2015, a Secretaria de Defesa Social – SDS, através de seus Órgãos Operativos, proporcionou mais um Carnaval tranquilo para os milhares de foliões que escolheram Pernambuco como destino para passar os dias de momo. De acordo com dados da Gerência de Análise Criminal e Estatística – GACE, da SDS, a folia em 2016 apresentou uma redução de 24% na taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLIs e de 11% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio – CVP em comparação ao Carnaval 2015.

“Este foi o segundo Carnaval com menor número de violência. Em 2016 registramos 57 mortes em todo o Estado, já em 2013, melhor ano desde 2006 foram 54”, disse o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, durante coletiva de imprensa na tarde de hoje (11/02) quando foi divulgado o balanço da Operação Carnaval 2016.

Para garantir a segurança durante o período de folia, 35.466 profissionais de segurança, dentre policiais militares, civis, científicos e bombeiros, foram lançados em todo o Estado. Atuando de forma preventiva e ostensiva a SDS garantiu a tranquilidade de pernambucanos e turistas em grandes eventos como o Galo da Madrugada, que arrastou 2,5 milhões de pessoas de acordo com a organização do bloco, nos Carnavais do Recife Antigo e de Olinda, que juntos receberam mais de 4 milhões de foliões, além da folia em diversas cidades do interior, como Bezerros.

Em Recife e Olinda o policiamento foi auxiliado por câmeras de videomonitoramento da SDS e pelo emprego de duas Plataformas de Observação Elevada – POE instaladas na Praça do Carmo e no Mercado Eufrásio Barbosa em Olinda. “Com o auxílio das câmeras foi possível o rápido emprego dos policiais, facilitando a rápida identificação de ações criminosas e início de tumultos, colaborando com a realização de um carnaval tranquilo e de paz”, ressaltou Alessandro.

Das 8h do Sábado de Zé Pereira às 16h da Quarta-feira de Cinzas, 69 armas brancas e nove armas de fogo foram apreendidas pelas polícias Militar e Civil, representando um aumento de 39,3% nas apreensões em comparação ao Carnaval 2015. Nesse mesmo período as polícias Militar e Civil realizaram 144 apreensões de drogas como cocaína, maconha, crack e tubos de loló. Já os crimes contra a pessoa (ameaça, vias de fato/agressão e lesão corporal) apresentaram uma redução de 32% nos dias de folia.

Atuando preventivamente, o Corpo de Bombeiros Militar registrou 1.055 ocorrências sendo 948 casos de emergência clínica/mal súbito. Durante a coletiva o secretário Alessandro Carvalho ressaltou a importância da integração e agradeceu o apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público, além do empenho e profissionalismo dos policiais militares, civis, científicos e dos bombeiros durante a realização desta festa popular. Estiveram presentes a coletiva o secretário executivo da SDS, Rodrigo Bastos; o secretário executivo de Gestão Integrada da SDS, Enéias Leite; a coordenadora adjunta dos Juizados Especiais, Isabella

Gouveia Magalhães; o promotor José Bispo, representando o Ministério Público de Pernambuco; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos D’Albuquerque; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Manoel Cunha; o chefe da Polícia Civil, Antonio Barros e a gerente geral de Polícia Científica, Sandra Santos, dentre outras autoridades militares e civis.

Fonte: SDS

admin

NOSSOS CONTATOS