Câmara aprova requerimento e prefeito de Belo Jardim pode ser afastado
A Câmara de Vereadores de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, aprovou em sessão ordinária na manhã desta quinta-feira (28), um requerimento que pede o afastamento do prefeito do município por se ausentar do cargo por mais de 15 dias sem comunicar previamente.
O documento foi apresentado pelo líder da oposição e teve aprovação unanime dos vereadores presentes na sessão. O pedido de afastamento de Hélio dos Terrenos (PTB) tem base no artigo n° 65 da Lei Orgânica do Município, que indica que o prefeito não poderá se ausentar do município, salvo pelo período de 15 dias, sem licença da Câmara de Vereadores, sob pena de perda de mandato.
Caso o afastamento do prefeito aconteça, quem assumiria a prefeitura de Belo Jardim seria o vice-prefeito, Silvano Galvão (PDT), que atualmente está rompido politicamente com Hélio dos Terrenos.
A partir de agora, cabe ao presidente da Câmara de Vereadores, Euno Andrade Filho, dá sequência aos tramites legais. Ele informou que irá consultar o corpo jurídico da casa.
O sumiço do prefeito foi denunciado com exclusividade pelo BJ1, na terça-feira (26). Na última quinta-feira um oficial de justiça procurou o prefeito para entregar uma intimação relativa a um processo de improbidade administrativa e não o encontrou nem na prefeitura e na sua residência.
Matéria em atualização.