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Cadastro Único do BF apresenta instabilidade e não tem prazo para normalizar o problema, diz MDS

O Ministério do Desenvolvimento Social informou que o problema ocorre desde o dia 7 de julho

Foto: Agência Brasil

Diversas pessoas estão com problemas em resolver as pendências no Cadastro Único do Bolsa Família na sede da Ação Social em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, e em outras cidades do país. O BJ1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social para saber o real motivo do problema no sistema. Em nota, o MDS informou que “desde o dia 7 de julho de 2018, quando foi implantada a autenticação em duas etapas, o Sistema de Cadastro Único tem enfrentado indisponibilidade e lentidão em nível nacional”.

A nota informa ainda que “a Caixa Econômica Federal já foi acionada pelo MDS para correção dos problemas apresentados pelo Sistema de Cadastro Único, mas ainda não apresentou previsão para a normalização dos acessos”.

Diante da situação, o MDS adiou os prazos para cancelamento dos benefícios do Programa Bolsa Família do Grupo 3 de Averiguação Cadastral, de 13 de julho para 17 de agosto de 2018. Também será adiado o prazo de cancelamento do Grupo G5C de Averiguação Cadastral, passando de 19 de outubro para 16 de novembro de 2018.

Municípios devem protocolar os problemas

O Ministério do Desenvolvimento Social pede para que os municípios que enfrentam problemas ou dificuldades de operação do Sistema de Cadastro Único consultem as orientações constantes da Instrução Operacional. Outra opção é através do Manual Atualizado do Sistema do Cadastro Único.

Permanecendo os problemas o município deve entrar em contato com o suporte operacional da Caixa, nos telefones: 3004 1104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 726 0104 (demais regiões) para registar reclamação. Caso o problema não seja resolvido no prazo de 72h, o município deve abrir reclamação na Ouvidoria da Caixa, pelo telefone 0800 725 7474. Se o problema persistir após às 72h da reclamação, o município tem a opção de acionar a Ouvidoria do MDS pelo telefone 0800 707 2003 opção 5, fornecendo os dois números de protocolo, a descrição da reclamação, as datas do atendimento pela Caixa e os dados do município.

Da Redação

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